11/08/2017 - 08:30 | última atualização em 12/08/2017 - 00:15

COMPARTILHE

Cristo Redentor e OAB/RJ têm iluminação em homenagem à advocacia

redação da Tribuna do Advogado

Pela primeira vez, o Cristo Redentor receberá iluminação especial vermelha em homenagem aos advogados e advogadas. Para marcar o Dia Nacional da Advocacia, comemorado nesta sexta-feira, dia 11, o monumento estará das 18h30 às 19h30 iluminado de vermelho, cor oficial da profissão por simbolizar a defesa da vida e da liberdade.
 
Foto: Bruno Marins   |   Clique para ampliar
A iniciativa é uma parceria entre a OAB/RJ e o Santuário Cristo Redentor. Presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz comemora a realização: “Desde seu início, a advocacia é vanguarda na luta pelos avanços dos direitos sociais e das garantias fundamentais. A história de nossa profissão se confunde com os avanços humanistas do país, já que a nossa função é de construir, aprimorar e entregar a efetiva Justiça à população. Assim, é um justo reconhecimento a uma categoria que, em seu dia a dia, cumpre a função de ser o principal elo entre as garantias cidadãs e a Justiça”. Desde a noite de quinta-feira, dia 10, a sede da Seccional também está iluminada com a cor vermelho.
 
A profissão do advogado surgiu por lei de 11 de agosto de 1827, no período inicial após a Proclamação da Independência. No governo de Dom Pedro I foram criados os primeiros cursos de Direito do país, uma necessidade diante das demandas jurídicas resultantes da primeira Constituição da nação, outorgada em 1924. Graças à natureza da profissão, a OAB tornou-se uma das principais entidades protetoras do Estado Democrático de Direito, sendo protagonista em diversos momentos da história, como na luta contra a ditadura militar, na reconstrução da Democracia e, mais recentemente, no apoio da liberdade de expressão dos movimentos populares de 2013.
 
Abrir WhatsApp