04/07/2024 - 17:54 | última atualização em 04/07/2024 - 17:59

COMPARTILHE

“Criminal compliance”: comissão temática da OABRJ reúne especialistas para debate sobre atualidades do tema no meio empresarial

Ana Júlia Brandão



Na manhã desta quinta-feira, dia 4, a OABRJ recebeu o evento “Atualidades de criminal compliance para empresas”, idealizado pela Comissão Especial de Gestão e Empreendedorismo Jurídico da Seccional. Assista à transmissão completa no canal da Ordem no YouTube. 

O termo “criminal compliance” é utilizado para a atenuação e correção de riscos jurídicos do âmbito penal. Ou seja, ao atuar nesta área, a advocacia auxilia no mapeamento e na investigação minimizando a possibilidade de eventuais falhas em requisitos legais que possam prejudicar uma organização. 

Pensando nisso, o seminário, realizado com apoio do sistema de comunicação Valores e Negócios e da Criminal Compliance Business School (CCBS), teve como objetivo destrinchar uma série de particularidades da pauta e, principalmente, debater novas perspectivas sobre o tema.

A iniciativa reuniu especialistas em três painéis temáticos: o primeiro sobre “Desafios do compliance no combate à corrupção”; o segundo abordou “Tecnologia e investigação corporativa”; e o terceiro tratou de “Gestão ambiental e compliance”.


“Como advogados, precisamos entender que nós somos a nossa própria empresa e precisamos compreender os novos mecanismos que irão nos auxiliar no mercado. Por isso, nossa comissão está sempre alerta, para que possamos trazer assuntos atuais, como o de hoje, e que possam ampliar a atuação profissional de toda a classe”, afirmou a presidente da Comissão Especial de Gestão e Empreendedorismo Jurídico da OABRJ, Simone Amara Fernandes.



As palestras do encontro ficaram a cargo do compliance officer da Biodinâmica, Lukas dos Santos Costa; da investigadora forense, Michelle de Siqueira Costa Moreira; e da presidente da Associação dos Gestores Ambientais do Estado do Rio de Janeiro, Viviane Logullo. Além de Fernandes e dos palestrantes, compuseram a mesa a fundadora e instrutora da CCBS, Claudia da Costa Bonard de Carvalho; e a presidente-fundadora e CEO da Valores e Negócios, Simone Soares.

Abrir WhatsApp