18/05/2016 - 15:42

CPI do Carf vai propor regulamentação do lobby no País

site JotaInfo

Em meio aos debates sobre a prorrogação ou encerramento dos trabalhos no prazo normal, acusações de ser uma comissão de achaque a empresários e declarações de descrédito do instituto das comissões de inquérito, o comando da CPI do Carf encontrou uma saída política para garantir que o colegiado tenha o que apresentar ao fim da investigação sobre o esquema de manipulação de sentenças do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.

Nesta terça-feira, dia 17, após o depoente Mauro Marcondes se oferecer para debater a atividade do lobby com os deputados, o presidente da CPI, Pedro Fernandes (PTB/MA), anunciou que a comissão irá propor a regulamentação do tema em seu relatório final.

O relator, João Carlos Bacelar (PR/BA), responsável pelo parecer final, não estava presente quando o presidente da CPI firmou o compromisso.

Condenado a onze anos de prisão por tráfico de influência, corrupção ativa e lavagem de dinheiro no esquema de compra de decisões no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), Marcondes ficou em silêncio durante quase todo o depoimento, protegido por um habeas corpus.

Desobedeceu a orientação de seu advogado somente para se oferecer como fonte de informação para os deputados numa eventual CPI do Lobby – não num debate sobre a regulamentação. Bacelar, a essa hora já presente à reunião, afirmou que pretende reconvocar Marcondes para uma nova oitiva somente sobre a questão do lobby na própria CPI do CARF.

A iniciativa dos deputados vai ao encontro de outro movimento existente na Câmara para regulamentação da atividade de lobista. Hoje, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara debate – e pode aprovar – requerimento da deputada Cristiane Brasil (PTB/RJ), que solicita a discussão do tema no âmbito da análise do Projeto de Lei 1.202/07, de autoria do petista Carlos Zaratinni (SP) sobre a regulamentação do lobby.

Além do debate, a deputada relatora do PL 1.202 na CCJ pede também que a comissão possa emitir parecer de mérito sobre a proposição e não apenas de admissibilidade e constitucionalidade como ditam as regras da Câmara.

Esse eventual parecer de mérito na CCJ aceleraria a tramitação do projeto a caminho do plenário. Em outra frente, Zaratinni conseguiu apoio de deputados para pedir a urgência do PL 1.202 em plenário. O requerimento foi apresentado em fevereiro, mas não conta da lista da Ordem do Dia do plenário.

O PL 1.202 está apensado ao PL 1.961/15, de autoria do líder do PSD, Rogério Rosso (DF). Outros três projetos estão arquivados porque seus autores não foram reeleitos e não exercem mais mandato no Congresso.

O mais antigo data de 1989, de autoria do ex-senador (e ex-vice-presidente) Marco Maciel. Há ainda outros sete projetos de resolução que buscam regulamentar a circulação de lobistas nas dependências da Câmara.

A regulamentação da atividade do lobby é proposta por projetos de lei ordinária, que exigem aprovação de maioria simples nos plenários da Câmara e do Senado.