25/04/2017 - 18:44 | última atualização em 02/05/2017 - 15:09

Corregedoria do TJ vai participar das reuniões zonais da OAB/RJ

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
O presidente da Comissão de Prerrogativas e tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, e o diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Carlos André Pedrazzi, participaram nesta terça-feira, dia 25, de uma reunião com o corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ), Cláudio Mello Tavares. Este foi o primeiro contato com a nova diretoria da Corregedoria, que assumiu em fevereiro para o biênio 2017-2018.

Na ocasião, a diretoria da Ordem convidou o corregedor para participar das reuniões zonais, que terão inicio na sexta-feira, 5 de maio, e do Colégio de Presidentes de Subseção, previsto para o segundo semestre deste ano.

Tavares aceitou prontamente participar das reuniões e se comprometeu a, caso não seja possível ir pessoalmente, delegar juízes auxiliares. “O contato com a OAB é importantíssimo, inclusive para saber por meio dos advogados que militam no Foro do Rio de Janeiro as dificuldades que eles vêm enfrentando no exercício da profissão”, pontuou. Segundo ele, o desafio é garantir a duração razoável dos processos em todas as varas do estado. “Quero ouvir os problemas que os advogados enfrentam e a parceria com a Ordem é imprescindível para isso. Por isso é tão importante estar presente, conversando com os presidentes das subseções”, disse.

Para Luciano, é fundamental estabelecer um canal de diálogo aberto com a Corregedoria. “Tivemos uma receptividade muito boa por parte do tribunal, temos a esperança de criar uma estrutura de trabalho conjunta para melhorar a entrega da jurisdição”, disse. Ele destacou que Tavares é desembargador oriundo do Quinto Constitucional e por isso conhece também o dia a dia dos advogados.

Pedrazzi destacou o esforço pela melhoria na prestação jurisdicional como principal ponto da reunião. “Nós apresentamos demandas de várias comarcas em todo o estado. Nossa principal preocupação é pela celeridade e o corregedor mostrou ter um olhar atento a isso, em especial à primeira instância”.

Entre os problemas levados pela diretoria da Ordem para a reunião, está o caso da Comarca de Queimados, que vem enfrentando problemas na expedição de mandados de pagamento. Tavares afirmou que irá indicar um magistrado auxiliar para entrar em contato com o juiz da comarca para averiguar o que está acontecendo.