29/05/2020 - 16:34 | última atualização em 29/05/2020 - 16:51

COMPARTILHE

Corregedoria da OABRJ avalia como positiva a Inspeção Ordinária Unificada realizada pela JF

Cássia Bittar

Levando pleitos da advocacia e participando ativamente da segunda Inspeção Ordinária Unificada realizada pela Justiça Federal na 1ª Instância, a Corregedoria da OABRJ analisa a edição deste ano do procedimento, realizada na última semana, como extremamente positiva. 

A vistoria é feita nas serventias da Capital e do interior com a finalidade de analisar o andamento processual, verificando a quantidade de sentenças, o tempo na prolação e diversos outros aspectos. Neste ano, em razão do distanciamento social imposto para conter a pandemia do novo coronavírus, essa fiscalização foi feita remotamente por meio de reuniões. 

“Pudemos nos sentir totalmente acolhidos pelos juízes das varas federais, o que demonstra também o reconhecimento pelo Poder Judiciário do papel fiscalizatório da OABRJ”, afirma o corregedor-geral da Seccional, André Viz. 

Segundo ele, o trabalho remoto, que impediu as diligências físicas, teve um lado positivo significativo: “Este ano tínhamos um cenário diferente, com o procedimento sendo feito de forma totalmente virtual. Mas isso acabou nos possibilitando ampliar nossa participação na inspeção. Nos colocamos à disposição de todas as varas do Rio de Janeiro, nossa participação compreendeu de fato toda a Justiça Federal de 1ª Instância”, avaliou, destacando interações de sucesso com a 6ª e a 15ª Vara e com o 9º Juizado Federal. 

“Percebemos que a Justiça Federal, principalmente neste período emergencial, tem conseguido operar com protocolos rígidos, permitido um controle produtivo”, completou. 

As reclamações que os colegas puderam enviar para a Corregedoria ao longo de toda a última semana, foram, segundo ele, principalmente relacionadas ao tempo de conclusão de processos. Casos pontuais, como de processos parados há dois anos aguardando sentença, espera longa para julgamento de recurso inominado e morosidade para decisão de juiz sobre pedido de liminar, foram todos encaminhados ao Tribunal.

Abrir WhatsApp