26/08/2022 - 13:34 | última atualização em 29/08/2022 - 16:27

Corregedoria-Geral da OABRJ é empossada na sede da Seccional

Aproximação do órgão com advocacia do interior foi destacada na cerimônia

Felipe Benjamin

Integrantes da Corregedoria-Geral da OABRJ foram empossados na noite desta quinta-feira, dia 25, durante cerimônia realizada no Salão Nobre Antônio Modesto da Silveira, na sede da Seccional. O comando do evento ficou a cargo do corregedor-geral da Seccional,  Paulo Victor Lima, que foi formalmente empossado pelo presidente Luciano Bandeira na abertura da cerimônia.

Compuseram a mesa o tesoureiro da OABRJ, Marcello Oliveira; o secretário-geral da Seccional, Álvaro Quintão; o procurador-geral da Ordem, Fábio Nogueira; a presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Marisa Gaudio; o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Eduardo Mayr; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional (TED), Carlos Alberto Direito Filho, e a secretária-geral do tribunal, Alessandra Lamha.

"A Corregedoria tem uma função importantíssima na Ordem. Ela tem o dever de tomar conta dos procedimentos éticos da advocacia", afirmou o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira. "Temos dois braços que fazem isso: o Tribunal de Ética e Disciplina e a Corregedoria, que apura os fatos e, caso necessário, leva as questões ao TED. Essa é uma proteção a cada advogado e advogada do estado do Rio de Janeiro que cumpre seu dever e segue o estatuto. Paulo Victor já se reuniu com todas as corregedorias dos tribunais e com as entidades que completam o mundo jurídico do Rio de Janeiro, criando essa relação de diálogo, que marcará a história da OABRJ".

Tesoureiro da Seccional e presidente da Comissão de Prerrogativas, Marcello Oliveira destacou a importância da aproximação da Corregedoria com a advocacia do interior.

"Sempre houve uma preocupação de conhecer a realidade do estado e dialogar com as subseções. Isso é algo absolutamente fundamental, porque muda muito a nossa percepção de como e quando aplicar os provimentos e o código de ética e disciplina", afirmou Marcello. "Ter essa sensibilidade é muito importante e o fato de termos tanta gente interessada em fazer parte da Corregedoria é digno de parabéns, porque essa é uma missão árdua, mas que se torna muito mais fácil quando sabemos exatamente o porquê dessa função".

No comando do evento, Paulo Victor Lima falou sobre a difícil missão de liderar a corregedoria-geral e da responsabilidade na transmissão de informações e de conhecimento aos advogados e advogadas. "Assumi a Corregedoria no início do ano e rapidamente fui conversar com o TED, porque precisávamos de uma ação conjunta para dar celeridade a nossos processos após o período da pandemia", afirmou Paulo Victor.

"Nosso presidente Luciano sempre me pede para que não sejamos somente um órgão punitivo, mas principalmente um órgão que possa levar informação à advocacia. Visitamos algumas subseções e nessas viagens vejo mais falta de conhecimento do statuto do que intenções de violar as legislações. É por isso que no próximo mês lançaremos uma cartilha que será distribuída para todos a advocacia. Temos uma missão que muitas vezes pode parecer inglória, de punir os colegas, mas tento enxergar isso de uma forma diferente, como uma valorização dos bons advogados, resgatando a credibilidade e o orgulho da classe".

Tomaram posse na cerimônia os sub corregedores Isabelle Augusto Faria, Max Ferreira de Mendonça e Mário Nilton Leopoldo. Foram empossados, também, os delegados Maurício Mayr, José Augusto Guimarães Rocha, Líga Kraide Monteiro Guerra, Icek Bryan Rojtenberg, Jorge José de Andrade Santos, João Luiz Costa Barbuto, Matheus Martins Amorim, Ingrid Stelet de Oliveira, Rodrigo Valerio Barreira, Bruno Bocks, Arthur Emerich, Fernando Santos Bahia, Paulo Fernando de Mello Franco, Érica Olivieri, Marisa Dreys Xavier, Bianca Pinto Teixeira, Luana da Gama Ribeiro, Carla Vidal Duarte, Brunno Bastos, Ana Gabriela Nunes Maia Castro de Melo, Julio César de Mello Reis Junior, Leandro de OLiveira Machado, Michelle Cardoso de Morais, Alexandre Gomes, Carlos Eduardo Mayr, Enrico Leite Cler, Diego Esteves Lima, Juliana Santana dos Santos, Juliana Silva de Miranda, Larissa Duarte Marques, Lucas Andrade Penna, Luigi Facchinetti Cardia, Monique Torres Martins, Carlos Gabriel Feijó, Maria Helena de Sales Gomes de Freitas, Jefferson da Silva, Matheus Santos de Carvalho Maia e Marcelo Gonzalez Ribeiro Alves.