20/09/2019 - 16:39 | última atualização em 20/09/2019 - 16:45

Contando histórias do movimento operário, evento presta homenagem a Geraldo Cândido

Cássia Bittar

Uma homenagem à trajetória do ex-senador Geraldo Cândido focada na sua representatividade para o movimento operário do Rio de Janeiro deu o tom do evento que o Centro de Documentação e Pesquisa da OABRJ realizou na noite desta quinta-feira, dia 19, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da Seccional, na sede da entidade.

A ocasião contou com sessão de autógrafos do livro Um operário de esquerda no Senado (Página 13), escrito pelo jornalista Fernando Paulino e que conta a história de Cândido.

Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa, Aderson Bussinger ressaltou a importância de lembrar as lutas operárias do passado em um cenário em que, a seu ver, os direitos trabalhistas e sociais estão sendo atacados: “Vivemos em um cenário em que se procura desconsiderar, desqualificar, depreciar a memória, sobretudo a da luta dos trabalhadores. E sabemos que foram as lutas operárias que contribuíram, por exemplo, para a formação do Direito do Trabalho”.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Álvaro Quintão, que também é secretário-geral da Seccional, contou sua história no sindicato dos metalúrgicos e sua relação com o homenageado: “Geraldo faz parte da história do país e da história de cada um de nós. Se olharmos os últimos 40, 50 anos do movimento sindical é impossível ver uma passagem sem referência a Geraldo Cândido”.

Ele reafirmou a ideia passada por Bussinger: “É fundamental lembrar, mostrar para os jovens trabalhadores e dirigentes que eles podem, têm condições de resgatar o que um dia foi o movimento sindical”.

Participaram também da mesa, além do próprio Geraldo Cândido, o metalúrgico, ex-presidente da CUT-RJ Jaime Leis Santiago; e o representante da Unidade Mobilização Nacional pela Anistia (UMNA) e ex-marinheiro Paulo Novaes Coutinho.