31/03/2016 - 13:16 | última atualização em 04/04/2016 - 14:40

Conselho Seccional apoia posição de Felipe em relação ao cenário político

redação da Tribuna do Advogado

Em sessão nesta quinta-feira, dia 31, o Conselho Seccional da OAB/RJ manifestou apoio à atuação do presidente da entidade, Felipe Santa Cruz, em relação aos recentes acontecimentos políticos do país. De acordo com a nota oficial divulgada pelo Conselho Pleno, o momento deve ser regido pelo respeito à Constituição Federal, salvaguarda do Estado Democrático de Direito.

Leia a íntegra do documento:

Nota oficial

Os conselheiros da Seccional do Estado do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil, reunidos em sessão no dia 31 de março de 2016, manifestam seu integral apoio à atuação e declarações do presidente Felipe Santa Cruz, relativas aos recentes acontecimentos do país.

Entendemos que o momento, acirrado pelas paixões políticas, deve ser regido pelo respeito à Constituição Federal, salvaguarda do Estado Democrático de Direito. O combate à corrupção e desmandos com a coisa pública, seja em que esfera for, deve ser indistinto, assegurando-se aos implicados o amplo direito de defesa e a presunção de inocência até o advento de uma decisão justa e fundamentada.

Nas palavras do nosso presidente, Felipe Santa Cruz, a "Constituição é a defesa do cidadão contra o arbítrio do Estado. Se o poder corrompe, um poder absoluto corrompe absolutamente. Nos cabe defender a Constituição e o direito de defesa para que as gerações futuras não tenham as privações da liberdade das gerações passadas. Todo regime de exceção começa pela aceitação tácita e pelo silêncio dos bons".

Rio de Janeiro, dia 31 de março de 2016.
Conselho Seccional da OAB/RJ