16/10/2023 - 18:55 | última atualização em 16/10/2023 - 19:08

Conselho Municipal de Assistência Social toma posse na sede da OABRJ

Evento teve a participação da Comissão de Direitos Humanos da Seccional

Felipe Benjamin

O Salão Nobre Antônio Modesto da Silveira, na sede da Seccional, foi palco, na tarde de segunda-feira, dia 16, da posse do Conselho Municipal de Assistência Social. A cerimônia contou com a presença de diversos representantes da sociedade civil e teve apoio da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) da OABRJ.

"Nesta casa temos o slogan que diz 'não há Justiça sem advogado', e portanto não há democracia sem advocacia", afirmou o presidente da CDHAJ, Ítalo Pires Aguiar.

"Mas quero dizer a todos vocês que também não há democracia sem políticas de assistência social. Não há como superarmos as desigualdades, materiais ou simbólicas, que nos caracterizam enquanto sociedade, sem políticas de assistência social reais e concretas que enfrentem esse problema. Saibam que vocês têm na OABRJ, e em especial na sua Comissão de Direitos Humanos, um parceiro institucional incansável, mas também um crítico construtivo quando entendermos que há falhas nas políticas em curso. Sejam todos muitíssimo bem-vindos".

Completaram a mesa inicial do evento, ao lado de Ítalo, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS-RIO), Evaldo Alves da Silva; a vice-presidente do CMAS-RIO, Emilia Carvalho Teixeira; o secretário municipal de Assistência Social, Adilson Pires; o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, José Carlos Simonim, e a representante da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Assistência Social, Gláucia Maria da Costa Santana.

A Presidente da Federação Nacional dos Assistentes Sociais, Margareth Alves Dallaruvera, enviou um vídeo celebrando o processo democrático e a eleição do novo conselho. A segunda mesa contou com a participação de Evaldo, Adílson e Emília, além da segunda secretária do CMAS, Cristiane Barros, e do representante da OABRJ, Daniel Sanches Borges.

"Temos uma longa parceria com a Secretaria de Assistência Social, porque entendemos sua grande importância", afirmou Borges.

"A CDHAJ não tem qualquer interesse na judicialização dos processos e sim na movimentação do sistema. Muitas vezes, essa judicialização acontece porque o sistema não anda, e essa parceria busca fazer com que esse sistema comece a andar. Sou representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH) e é de suma importância o nosso trabalho como sociedade civil dentro de todo e qualquer conselho. Quando falamos de construção de políticas públicas sem interesse coletivo, deixamos de falar de democracia. A democracia é feita a partir de nossas ações e não de nossos pensamentos, então saibam que a OABRJ, que é a casa do povo, a casa da democracia, está sempre aqui com as portas abertas".

Foram empossados na cerimônia Paulo Celso de Souza; Malena Aparecida Santos; Paulo Dias de Almeida; Francisco Carlos Marins dos Anjos; Eli Gomes da Silva Filho; Sérgio Amaro Lúcio; Simone Marinho da Silva; Carmen Lucy Pires Alvares Schadegg; Érica Cristina Costa Oliveira da Silva; Kátia Tavares Silveira Vasquez; Andreia Beatriz Campos; Debora Maria Severo dos Santos de Carvalho; Alessandra Dias Afonso; Ailda Gonçalves Viana da Silva; Lidiston Pereira da Silva; Alzira Prata Faria; Janaína Gama Lopes; Sérgio Carlos de Barros; Verônica Cristina de Barros Ferreira; Jaime Paulino de Souza Neto; Orlando Inácio Xavier; Gláucia Bezerra Pires; Sonimar Carvalho de Faria; Érica Oliveira dos Santos; Valquíria Rosa da Silva; Vágner Silva de Andrade; Viviane Rodrigues Neves Cândido; Flávia Braz de Lima; Rosângela Oliveira Gonzaga de Almeida; Tatiana Vasconcelos da Rosa; Flávia Guterres Oliveira; Lilian Miriam da Silva Canedo; Vanessa Santos da Silva; Eneleita de Mello Alves; Nancy Inácio Carvalho dos Santos; Guilherme Lopes Nascimento; Helen Rose Bezerra França dos Santos; Anderson Straubel; Ana Cláudia Moraes Gomes.