04/02/2010 - 16:06

Conselho de menores não quer menina à frente da bateria

Do jornal O Globo

04/02/2010 - O Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) vai enviar uma representação ao Conselho Tutelar de Niterói e à 1ª Vara da Infância e Adolescência do Rio, recomendando que Júlia Lira, de 7 anos, seja proibida de desfilar como rainha de bateria da Unidos do Viradouro. De acordo com o presidente da entidade, o advogado Carlos Nicodemos, a escola não respondeu a um ofício pedindo esclarecimentos quanto à presença da menina no desfile.

A solicitação foi enviada no último dia 25, após o CEDCA ter se declarado contra a que Júlia, filha do presidente da agremiação, Marco Lira, assumisse o posto. A Viradouro tinha prazo até sexta-feira passada para se pronunciar. Diante do silêncio da vermelho e branco, foram estipuladas mais 48 horas. O novo prazo acabou na terça-feira à noite e de novo não houve resposta da agremiação de Niterói.

"Não somos contrários a menores de idade no carnaval. Mas o cargo de rainha de bateria tem um enorme apelo sexual, podendo representar um processo precoce de sexualização de uma criança, mesmo que de forma subliminar", afirma Nicodemos.