14/07/2016 - 15:39 | última atualização em 14/07/2016 - 15:46

Conselho Federal vai pedir contratos do BNDES

site G1

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) fará uma série de solicitações ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com base na Lei de Acesso à Informação. O presidente da Ordem, Claudio Lamachia, quer acesso aos contratos de financiamento do BNDES, inclusive os de empresas beneficiadas. “O objetivo é dar transparência aos contratos e garantir que toda a sociedade conheça essas transações”, afirma Lamachia.

Nesta quarta-feira, dia 13, Lamachia teve reunião com o ministro da Transparência, Torquato Jardim, e pediu informações sobre a evolução da pasta no levantamento dos contratos de financiamentos do BNDES, antes de iniciar os requerimentos da OAB via Lei de Acesso.

No início do mês passado, o blog mostrou que o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a criação de sete novas auditorias para analisar investimentos internacionais do Banco nos seguintes países: Angola, Argentina, Cuba, Equador, Gana, Honduras, Moçambique, Perú, República Dominicana e Venezuela. Os empreendimentos consumiram mais de US$ 5 bilhões.