07/06/2016 - 10:47

Conselho Federal vai pedir afastamento do presidente da Anatel

jornal O Globo

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou ontem que pedirá o afastamento do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, do cargo. A entidade critica a atuação de Rezende, desde que o presidente da agência reguladora admitiu a possibilidade de limitar a banda larga fixa.

O pedido de afastamento será encaminhado à Presidência da República e ao Ministério das Comunicações. Em comunicado enviado à imprensa, o presidente da OAB, Cláudio Lamachia, disse que Rezende não tem mais condições de permanecer no cargo e que o presidente da Anatel tem usado a agência como um "sindicato de empresas de telecomunicações":

"Sua condição de permanência está absolutamente comprometida com o que temos visto atualmente. A Anatel deveria regular mercado e não regula, age como se fosse um sindicato a serviço de empresas de telecomunicação. A leniência com que trata as empresas é inaceitável"

Em abril, Rezende afirmou que a era da internet fixa ilimitada chegou ao fim. Ele disse que as empresas de telefonia teriam deseducado os clientes e que a oferta dos serviços deve ser "aderente à realidade" Após forte pressão popular, a Anatel decidiu, em abril, proibir limites na internet fixa, por prazo indeterminado, até que o Conselho Diretor do órgão se posicione sobre o tema. Procurada no início da noite, a Anatel não se manifestou a respeito das declarações de Lamachia e sobre pedido da OAB.