13/08/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Conselho Federal: 'Sistema de escutas telefônicas prejudica o cidadão comum'

Conselho Federal: 'Sistema de escutas telefônicas estaria prejudicando o cidadão comum'


Do Jornal do Brasil

13/08/2008 - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acolheu, nesta terça, dia 12, na reunião do Conselho Federal, proposta do conselheiro Henry Clay Andrade, de Sergipe, para que a Comissão de Estudos Constitucionais da entidade analise a propositura de ação, no Supremo Tribunal Federal (STF), a fim de interditar o sistema "Guardião" de escuta telefônica - mantido e operado pela Polícia Federal, pelo Ministério Público e por secretarias estaduais de Segurança - e suspeito de constituir uma "invasão autoritária" da privacidade dos cidadãos.

O presidente da OAB/SE fez críticas duras ao uso indiscriminado do sistema, que não estaria se limitando a interceptações telefônicas judicialmente autorizadas, durante ato de desagravo aos conselheiros da OAB Nélio Machado (Rio de Janeiro) e Luiz Carlos Madeira (Rio Grande do Sul), "que foram ofendidos durante a Operação Satiagraha da PF".

Para Henri Clay, o "Guardião" - responsável oficialmente por mais de 400 mil escutas telefônicas nos últimos dois anos - estaria sendo usado "de modo exorbitante, transformando-se numa estrutura com superpoderes, de caráter autoritário, uma verdadeira 'grampolândia', uma espécie de 'big brother' brasileiro".


Garantias individuais

Ainda segundo o conselheiro sergipano, "o Guardião estaria atingindo milhares de cidadãos que não estão sob investigação, afrontando assim direitos e garantias individuais consagrados na Constituição" - fatos que já mereceriam um questionamento da sua constitucionalidade pela OAB.

O conselheiro da OAB disse ao JB que a Comissão de Estudos Constitucionais vai decidir que tipo de medida judicial pode ser tomada para "garantir" que o direito à privacidade - cláusula pétrea do artigo 5º da Constituição - não esteja sendo "ofendido". A OAB poderá optar por uma ação civil pública ou por uma ação de descumprimento de preceito fundamental.

Abrir WhatsApp