04/08/2008 - 16:06

Conselho Federal promoverá o II Seminário do Quinto em setembro

Conselho Federal o II Seminário do Quinto em setembro

Do site do Conselho Federal

04/08/2008 - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil vai promover em sua sede, nos dias 15 e 16 de setembro, o II Seminário do Quinto Constitucional, com participação de renomados juristas e professores de Direito, além de ministros e ex-ministros do Supremo Tribunal Federal e de Tribunais superiores egressos dos quadros da advocacia. A informação foi transmitida pela secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Cléa Carpi da Rocha, que preside a Comissão Especial para Análise do Quinto Constitucional da entidade, a qual  realizou nesta segunda, dia 4, reunião para debater o temário e organização do seminário.

A Comissão do Quinto Constitucional da OAB - instituto pelo qual um quinto das vagas dos membros de Tribunais são preenchidas alternadamente por representantes da advocacia e do Ministério Público - definiu em sua reunião que haverá quatro painéis para debater os temas mais importantes em torno dessa questão. O II Seminário do Quinto Constitucional será aberto às 20h do dia 15 de setembro pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto. No dia 16, às 9h, vai ser instalado o primeiro painel - "A imprescindibilidade da Advocacia na composição dos Tribunais" -, sob presidência do membro honorário vitalício da OAB Nacional, Roberto Busato, e tendo como expositores a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, o jurista Celso Bandeira de Mello e o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Gomes de Barros.

O segundo painel  do evento - "O papel dos Tribunais no processo de escolha do Quinto Constitucional" - será instalado às 11h do dia 16. Ele terá a condução do ministro do Superior Tribunal Militar, Flávio Bierrenbach, tendo como expositores o conselheiro federal da OAB pelo Ceará, Valmir Pontes Filho, que é presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da entidade; e o ministro do STJ, João Otávio Noronha.

O terceiro painel do dia - "Relacionamento da Magistratura oriunda do Quinto Constitucional com a Advocacia e com a OAB" -, que occorre a partir das 15h, terá, como presidente, o ministro aposentado do STJ Francisco Peçanha Martins e, como expositores, os ministros aposentados do STF Paulo Brossard e José Paulo Sepúlveda Pertence, além do jurista Fernando Krieg da Fonseca, ex-presidente da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul.

O quarto e último painel do seminário - "Discussão das Propostas em Tramitação no Congresso Nacional sobre o Quinto Constitucional" -, com início às 19h, será dirigido pela presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Estefânia Viveiros. Seus expositores serão o conselheiro federal da OAB pelo Piauí e o presidente da Comissão Nacional de Legislação da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coelho, e o advogado e ex-deputado federal Luiz Piauhylino, membro da Comissão Especial do Quinto Constitucional.

O encerramento do encontro será na noite do dia 16, com a participação do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, a quem será entregue a Carta com as conclusões do seminário e o relatório final dos trabalhos do II Seminário do Quinto Constitucional. Os mesmos documentos, segundo Cléa Carpi, serão encaminhados aos conselheiros federais da entidade e à XX Conferência Nacional dos Advogados, que será promovida de 11 a 15 de novembro deste ano pelo Conselho Federal da OAB em Natal (RN).