21/10/2008 - 16:06

Conselho Federal apoiará projeto que amplia funções da Defensoria Pública

Do site do Conselho Federal

21/10/2008 - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu hoje (21) apoiar o Projeto de Lei Complementar (PLC) número 28/2007, que altera dispositivos da Lei Complementar nº 80, de 12 de janeiro de 2004 - que organiza a Defensoria Pública da União. A decisão de apoiar o projeto foi tomada hoje (21) em sessão plenária, realizada em Brasília, tendo como base o voto do relator, o conselheiro federal por Pernambuco, Ricardo Correia de Carvalho. A votação foi conduzida pelo vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Vladimir Rossi Lourenço.

O referido projeto, segundo o relator, visa um maior aperfeiçoamento das Defensorias Públicas, ampliando suas funções institucionais e regulamentando sua autonomia funcional, administrativa e orçamentária. Ainda reforça a atuação do defensor público, dá às defensorias estaduais a autonomia para a realização de concursos públicos e cria, também, a possibilidade de os defensores atuarem junto aos juizados especiais cíveis e criminais (o que hoje é vedado pela Lei Complementar 80/94). Em seu voto, o relator afirma que seguiu o parecer emitido pela Comissão Nacional de Advocacia Pública da OAB, no sentido de dar apoio ao PL 28/07.