15/12/2023 - 17:31 | última atualização em 18/12/2023 - 15:57

Conselho Consultivo da OABRJ encerra 2023 com balanço positivo

Grupo de assessoria presidencial prepara ações com Diretoria da Pessoa com Deficiência para 2024

Felipe Benjamin

O Conselho Consultivo da Presidência da OABRJ teve na quinta-feira, dia 14, sua última reunião em 2023 e realizou um balanço das suas ações durante o ano, além de traçar diretrizes para 2024. O encontro contou com a presença do diretor da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira.

"Foi um balanço bastante positivo", afirmou o secretário-geral do conselho e diretor de Comunicação da Seccional, Marcus Vinicius Cordeiro.

"O conselho atuou em conformidade com sua proposta de fornecer ao presidente elementos para o desenvolvimento e atuação da Ordem, principalmente no âmbito da cidadania. Para o próximo ano, há projetos de trabalhar junto à Diretoria da Pessoa com Deficiência na criação de propostas que atendam pessoas com necessidades especiais junto a órgãos públicos e na própria Ordem, criando um banco de advogados e estagiários para facilitar sua contratação por empresas".

Entre os temas debatidos pelo conselho, estiveram um projeto de convênio com universidades para estudos de casos de condenações criminais, a proposta para formação de um Grupo Especial de Estudo da Reforma Trabalhista, composto a partir de comissões da Seccional, e comunicações, discussões sobre as sociedades anônimas do futebol, a aceleração dos processos de desagravo e a criação da Vara Especial.

Também foi solicitado um encontro entre a OABRJ e a Embaixada de Portugal para tratar da situação dos profissionais de advocacia naquele país, após o rompimento do acordo de reciprocidade.

Participaram do encontro os membros do Conselho João Batista Lousada Camara, Marco Bruno, Humberto Jansen e Gisa Nara. O Conselho Consultivo confirmou que o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, participará da primeira reunião de 2024, prevista para janeiro.