19/06/2024 - 17:07 | última atualização em 19/06/2024 - 17:32

Conheça o novo secretário-geral da OABRJ, Marcos Luiz Oliveira de Souza

Clara Passi

Advogado formado pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1984, com quase quatro décadas de atuação na área trabalhista e administrativa, Marcos Luiz Oliveira de Souza é o novo secretário-geral da OABRJ. Verdade seja dita, é só relativamente novo, já que Souza - ou Marquinhos, como é carinhosamente chamado por seus pares - já ocupou o posto em duas outras oportunidades, quando foi eleito nas duas gestões consecutivas de Wadih Damous na Seccional, no triênio 2007-2009 e 2010-2012.

O conselheiro seccional (2013-2015, 2016-2018, 2019-2021 e reeleito para o triênio 2022-2024) foi ainda presidente da Comissão de Revisão, Adequação e Atualização da Tabela de Honorários Mínimos da Advocacia (2022) e presidente da 2ª Câmara Especializada (Assistência e Prerrogativas) do Tribunal de Ética e Disciplina da  OABRJ.

“O cargo de secretário-geral demanda uma sensibilidade com o quadro funcional, uma sensibilidade administrativa, porque você atua sob a batuta do presidente da OABRJ na condução do dia a dia da OABRJ”, diz ele, referenciando a imensidão dessa “orquestra” composta por 63 subseções e outras diversas estruturas de apoio à advocacia espalhadas pelo estado e o desafio natural de mantê-la afinada.

A expectativa é que a experiência como advogado trabalhista na área empresarial, que pressupõe mediar os interesses patronais e dos trabalhadores, mais uma vez o ajude a desempenhar a função.

“A linha do presidente Luciano Bandeira é de austeridade com  os recursos do advogado, porque não cuidamos do dinheiro de um ou de outro, mas de toda a classe. Nós nos preocupamos em tornar a OABRJ, cada vez mais, uma instituição que sirva com excelência à advocacia. Toda a estrutura e todos os funcionários têm este único norte”.

Ser dirigente de Ordem implica zelar pela confiança que a população deposita na entidade, avalia ele.

"Somos procurados, inclusive, para dar credibilidade a ações não só do Poder Judiciário como do Executivo e do Legislativo. A OAB, além de servir à categoria, serve à cidadania do estado do Rio de Janeiro. Na área de direitos humanos, por exemplo, sempre que acontece algo, a primeira coisa com que a mídia, o Estado e as pessoas cujos direitos foram atingidos se preocupam é procurar a OAB. Sabem que aqui vão ter a voz da razoabilidade, da defesa da Constituição acima de tudo, como preconiza nosso juramento; da dignidade da pessoa humana".