29/11/2013 - 12:33 | última atualização em 29/11/2013 - 12:32

Confira o resultado da 10ª edição do Prêmio Innovare à advocacia

redação da Tribuna do Advogado e site do Conselho Federal

A cerimônia de divulgação dos premiados e da entrega simbólica da 10ª edição do Prêmio Innovare ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 28, na Sala de Sessões da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Ao todo, foram 463 trabalhos inscritos nesta edição, volume que exigiu da Comissão Julgadora mais de cinco meses de análise formal das práticas. A OAB/RJ foi homenageada com uma menção honrosa pelo trabalho de inclusão digital feito por meio dos projetos Fique digital e OAB Século 21.

As categorias nas quais era possível concorrer em 2013 foram Advocacia, Defensoria Pública, Juiz, Ministério Público e Prêmio Especial – esta última permitia, inclusive, a participação de profissionais formados em outras áreas do conhecimento. Do total, 18 trabalhos foram homenageados na premiação principal e nas menções honrosas.

Entre as 30 personalidades do ramo jurídico – como ministros, desembargadores e juízes – escolhidas para compor a Comissão Julgadora da 10ª edição do Prêmio Innovare, figurou o nome do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Para o presidente Marcus Vinicius, o prêmio é uma das principais formas de reconhecer boas práticas jurídicas. “Todas as regiões do Brasil participaram ativamente. É de suma importância destacarmos ideias e iniciativas tão valiosas, todas no nobre intuito de aprimorar a qualidade e modernizar a Justiça de nosso país”, destacou.

O Prêmio

Organizado e concedido pelo Instituto Innovare, o prêmio homônimo é considerado um dos mais importantes da Justiça brasileira. Este ano, 463 trabalhos foram inscritos por tribunais, juízes, advogados, defensores públicos e integrantes do Ministério Público. Seis iniciativas foram premiadas, além das melhores monografias sobre o tema “A Justiça do Século 21”.

Na categoria Advocacia – a mais procurada, com 104 trabalhos inscritos – os premiados foram:

Vencedora:

Práticas Colaborativas no Direito de Família - Propõe que o advogado da área de família atue na defesa dos interesses de seus clientes, mas passe a focar exclusivamente na construção de acordos entre as partes nos processos de separação de casais, principalmente os que têm filhos. O objetivo é que o advogado seja um solucionador de conflitos, e não apenas um ajuizador de processos, compreendendo que a família é um sistema complexo onde não existem ganhadores ou perdedores, culpados ou inocentes. Vencedores: Olivia Fürst, Tania Almeida e Adolfo Braga, do Rio de Janeiro e São Paulo.

Homenageadas:

1ª. Menção honrosa: Inclusão digital da advocacia no Estado do Rio de Janeiro. Projetos Fique Digital e Século 21 – Advogado Felipe de Santa Cruz Oliveira Scaletsky (Rio de Janeiro- RJ)

2ª. Menção Honrosa: Política de conciliação como estratégia de celeridade no atendimento aos usuários do seguro DPVAT e redução da passivo judicial – Advogados Marcelo Davoli Lopes e Maristella de Farias Melo Santos (Rio de Janeiro- RJ)