27/04/2018 - 16:22 | última atualização em 27/04/2018 - 16:43

Confira o calendário de provas do Exame de Ordem em 2018

EXAME DE ORDEM

redação da Tribuna do Advogado

Em 2018, os bacharéis em direito terão três chances de passarem no Exame de Ordem Unificado da OAB. Ser aprovado no exame é requisito fundamental para que o profissional possa exercer a advocacia. Sem o registro na OAB, ele fica impedido de atuar como advogado.

A prova é aplicada em duas fases. A primeira possui 80 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas obrigatórias do curso de Direito, como direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. Para ser aprovado para segunda fase o candidato precisa aceitar no mínimo 50% da prova.

Na segunda fase, o bacharel precisa responder quatro questões discursivas e redigir uma peça profissional.
Desde 2013, é possível que o candidato reprovado na segunda fase aproveite a aprovação da primeira fase no exame subsequente. Dessa forma, em uma nova tentativa ele não precisa voltar a fazer a primeira etapa do exame.

Veja abaixo as datas da XXV, XXVI e XXVII edições do Exame da OAB:

XXV Exame de Ordem
23/01: publicação do edital e início das inscrições
02/02: fim das inscrições
08/04: primeira fase (prova objetiva)
27/05: segunda fase (prova prático-profissional)

XXVI Exame de Ordem
29/05: publicação do edital e início das inscrições
08/06: fim das inscrições
29/07: primeira fase (prova objetiva)
16/09: segunda fase (prova prático-profissional)

XXVII Exame de Ordem