21/10/2011 - 11:58

Conferência: corregedora do CNJ fala sobre Conselho esta tarde

redação da Tribuna do Advogado

Figura central na polêmica sobre as atribuições do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Corregedora do CNJ, Eliana Calmon, será uma das palestrantes da XI Conferência Estadual dos Advogados do Rio. Ela falará sobre o Conselho em mesa desta sexta-feira, dia 231, às 14h.

Ao se manifestar, no final de setembro, sobre o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade em que a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) pretende diminuir os poderes do CNJ, a ministra disse que tal demanda é “o primeiro caminho para a impunidade da magistratura, que hoje está com gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga”. A declaração repercutiu no Judiciário e na sociedade em geral, levando o STF a adiar a Adin.

A Conferência, organizada pela OAB/RJ e pela Caarj com patrocínio da Petrobras, da Qualicorp e do Governo Federal, começou nesta quinta-feira, dia 20, e vai até o fim do dia desta sexta, 21.