16/07/2024 - 11:55 | última atualização em 16/07/2024 - 20:41

COMPARTILHE

Comunicação não-violenta e assertividade para advogados são tema de evento na OABRJ

Mariana Reduzino



Na manhã desta segunda-feira, dia 15, integrantes da Comissão Especial da Perícias reuniram-se, na Seccional, num evento que tratou de um assunto de extrema importância para a prática da advocacia: assertividade e comunicação não-violenta. 

Você pode assistir à transmissão, na íntegra, pelo canal do YouTube da Seccional.

Na abertura, a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, destacou que a comunicação não-violenta está presente na rotina dos profissionais do Direito, estendendo-se às petições. 


“Ao tratar de assertividade e comunicação não-violenta, estamos falando de uma linha tênue, mas que deve ser observada com cautela. Esse evento é muito importante para apresentar à advocacia orientações a respeito do uso da comunicação, sem ferir nossos princípios ético-disciplinares”, declarou. 



Estiveram à mesa o subcorregedor da OABRJ, Max Ferreira Mendonça; o secretário-geral da Comissão Especial de Perícias, Marcelo Rabelo Pinheiro; a coordenadora do Núcleo de Perícias em Psicologia da comissão organizadora, Madalena Smarzaro, e o integrante da comissão e psicólogo Fabrício Mohaupt. 

Max enfatizou que o conceito criado pelo autor Marshall Rosenberg é carregado de ideias que podem ser facilmente relacionadas às regras propostas pelo Estatuto da Advocacia. 

“A comunicação não-violenta é importantíssima para o exercício da advocacia. Esse conceito fala sobre não cometer excessos, o dever de humanidade e o uso da sensatez em todas as relações e ocasiões”, afirmou.

A palestra ficou à cargo de Smarzaro e Fabrício, que abordaram habilidades essenciais para o estabelecimento da comunicação, meios de lidar com a falta de clareza nos discursos, o uso de uma linguagem mais técnica, a resolução de conflitos e outros temas relacionados à comunicação não-violenta. 

Para encerrar o evento, os palestrantes indicaram livros que abordam a temática da comunicação não-violenta de forma prática e didática, com lições a serem aplicadas nas rotinas pessoais e profissionais.

Abrir WhatsApp