04/10/2010 - 16:06

Computadores com preços reduzidos e facilitados para advogados

Da redação da Tribuna do Advogado

04/10/2010 - A campanha Fique digital, da OAB/RJ, entra em nova fase com a parceria que possibilitará o oferecimento de computadores e acessórios de informática a preços reduzidos e com facilidades de pagamento para escritórios, advogados e estagiários inscritos na Seccional. O convênio com o site de compras online Mania Virtual foi assinado no dia 23 de setembro e prevê a instalação de estandes de venda nas salas da Ordem nos fóruns da capital e de várias subseções. Os colegas podem receber mais informações e tirar dúvidas sobre os benefícios da parceria por intermédio do número (21) 4003-5070 e do hotsite exclusivo da campanha, que deverá ser acessado pelo banner no Portal da Seccional.

É importante salientar que o site Mania Virtual vai arcar com todos os custos relativos a treinamento, implantação de sistemas e instalação de pontos de venda (confira os locais no box da página ao lado). Ou seja, a Secional terá custo zero. Como contrapartida, a Ordem vai divulgar a parceria em alguns de seus meios de comunicação, tais como a Tribuna Online, o Recorte Digital, a Tribuna do Advogado e seu portal na internet.

Lançada em dezembro de 2009, a campanha Fique digital foi criada originalmente para orientar os colegas a respeito do peticionamento eletrônico. Nesta segunda etapa, a meta é preparar os advogados, propiciando acesso às informações e aos equipamentos que permitam a familiarização com o processo digital e facilitem a transição do papel para os meios virtuais.

"A preparação dos colegas para o processo digital foi compromisso assumido em campanha. A iniciativa da Seccional garantirá que os advogados estejam prontos para lidar sem maiores dificuldades com a inevitável e progressiva informatização da Justiça", explica o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous. Para o tesoureiro da Seccional e coordenador da campanha, Marcello Oliveira, os tempos são de importantes mudanças, que atingem fortemente a categoria. "Nunca houve uma revolução tão grande no dia a dia dos advogados", afirma. Segundo Marcello, "é preciso mostrar à advocacia que a OAB/RJ terá um papel de órgão propulsor desta adaptação e que está participando ativamente desta transformação".

Já existem projetos-piloto de varas virtuais, como a 8ª Vara Cível, instalada pelo TJ em São Gonçalo, e as facilidades proporcionadas pela digitalização da Justiça não se restringem ao deslocamento físico, que passa a ser desnecessário. Com a informatização dos processos, a economia de tempo e diminuição do número de extravios de processos, por exemplo, é significativa.

Para Marcello, o advogado é vítima da lentidão da Justiça. "Sempre houve uma crítica ao profissional da advocacia, que era acusado de protelar propositadamente uma decisão da Justiça ao usar os recursos que a lei permite. O que não percebem é que o grande responsável pela morosidade processual é a circulação dos autos internamente nos tribunais", observa.

Durante a campanha, a Mania Virtual realizará ações de divulgação nos principais fóruns, com estandes nas salas da OAB
onde haverá uma funcionária uniformizada com notebook para promover o hotsite da campanha.

Veja abaixo as datas e os locais.

De 4 a 29 de outubro
- Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro