14/11/2018 - 16:00 | última atualização em 14/11/2018 - 17:54

COMPARTILHE

Compliance como instrumento contra a corrupção é tema de debate

redação da Tribuna do Advogado

            |   Clique para ampliar
 
Vitor Fraga
O combate à corrupção é uma questão central hoje no país. Por isso, a Diretoria de Assistência aos Advogados da Capital promoveu a palestra Compliance como instrumento contra a corrupção nesta terça-feira, dia 13, no Plenário Evandro Lins e Silva. O evento foi transmitido pelo canal da Ordem no Youtube.
 
A coordenação da mesa ficou a cargo da presidente da Comissão Especial da Pequena e Média Empresa da Seccional e subdiretora da Diretoria de Assistência aos Advogados da Capital, Emilia Garcez.
 
O presidente do Instituto Brasileiro de Compliance (IBC), James Walker Júnior, foi o palestrante. “O compliance é um assunto que está na moda, e isso me preocupa um pouco. Está caindo no lugar comum, é importante que se popularize, mas é preciso entender bem a relação entre o viés teórico-acadêmico e a prática. O compliance remonta às décadas de 1920 e 1930, é um erro dizer que é um instituto jurídico novo. Conhecer a genealogia de um instituto facilita que possamos situá-lo no plano contemporâneo e saber qual a sua perspectiva de futuro”, afirmou.
 
“O meu olhar como advogada em relação ao compliance traz a percepção de que as empresas não vão funcionar sem organização. A lei anticorrupção trouxe sanções para empresas, e também responsabilidades objetivas para os diretores, mesmo que não haja culpa ou dolo. Apesar da lei atuar na esfera administrativa e cível, existe o paralelo na esfera criminal”, acrescentou a delegada da Diretoria da Assistência aos Advogados da Capital e da Comissão de Prerrogativas Valéria Farah Lopes de Lima, que também participou do debate.
Abrir WhatsApp