25/07/2023 - 18:39 | última atualização em 26/07/2023 - 18:56

Comissões apresentam plano de valorização da advocacia negra e indígena à OABRJ

Documento foi protocolado no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e aguarda aprovação do Conselho Seccional

Felipe Benjamin

Nesta terça-feira, 25 de julho, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Diretoria de Igualdade Racial e a Comissão OAB Mulher RJ protocolaram um requerimento para a criação do Plano Estadual de Valorização da Advocacia Negra e Indígena. O documento, assinado pela diretora de Igualdade Racial da OABRJ, Ivone Ferreira Caetano, e pela presidente da OAB Mulher Rj, Flávia Ribeiro, apresenta diretrizes para o fortalecimento da advocacia negra e indígena no estado, como a educação jurídica com enfoque na temática racial, a realização de uma Conferência Estadual da Advocacia Negra e Indígena em cada gestão da Seccional, e a inclusão de painéis com abordagens específicas da realidade social e profissional de avogados negros e indígenas nos eventos institucionais da Ordem. O projeto, agora, precisa ser aprovado pelo Conselho Pleno para que seja efetivado.

"Acreditamos que a discussão desse plano é de suma importância para fortalecermos a advocacia negra e indígena do estado do Rio de Janeiro, promovendo a inclusão de profissionais talentosos que muitas vezes enfrentam barreiras históricas e estruturais no exercício da profissão", afirma Flávia.

"Buscamos, através desse plano, reconhecer o valor e a contribuição desses colegas à advocacia e à sociedade em geral. Esperamos que todos os membros da Diretoria e do Conselho Pleno se engajem nessa importante pauta, compreendendo a relevância de se promover um ambiente mais inclusivo e representativo em nossa Seccional. É hora de agirmos de forma concreta e efetiva para construirmos uma advocacia mais diversa, justa e equitativa".

A presidente da OAB Mulher RJ acredita que o Plano Estadual receberá apoio dos conselheiros seccionais e diz esperar que ele seja aprovado até o fim de 2023.

"Confiamos que, após as discussões e debates, o plano seja aprovado, abrindo caminho para uma atuação mais assertiva da OABRJ na promoção da igualdade de oportunidades, do respeito à diversidade e da valorização de todos os profissionais que compõem nossa categoria", afirmou Flávia.

"Unidos, podemos alcançar um futuro em que a advocacia negra e indígena seja valorizada e reconhecida por seu brilhante trabalho e dedicação à causa da justiça. Vamos seguir juntas, juntos e juntes impulsionando mudanças positivas e construindo um espaço mais inclusivo e representativo para todos".