09/10/2017 - 19:03 | última atualização em 18/10/2017 - 12:24

Comissão da Verdade da Escravidão Negra fechará nova parceria

redação da Tribuna do Advogado

A Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cevenb) realiza no dia 20 de outubro, das 9h às 18h, a palestra Institutos Federais do Estado do Rio de Janeiro e Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil: uma parceria em busca da reparação. O evento acontecerá no Salão Nobre Modesto da Silveira, que fica na Avenida Marechal Câmara, 150, 9º andar, no Centro.

Na programação, dois painéis temáticos: Desafios e possibilidades da parceria entre os Institutos Federais e a Cevenb e Minha Família, minha história: uma abordagem sociológica. Haverá também apresentação cultural e comunicações orais de representantes dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis), ligados aos institutos federais, e grupos correlatos, que exporão suas contribuições com vistas ao incentivo às buscas de pistas e provas sobre a escravidão negra no Brasil.

“É uma oportunidade única, inédita, de utilizar uma rede de articulação subutilizada, que são os Neabis, que fazem parte dos institutos federais. São 25 campi no estado do Rio de Janeiro, já trabalhamos no Conselho Federal nesse sentido, e há muito queria fazer isso aqui. Muitos pesquisadores já estão, nesses institutos, pesquisando o tema. Esse conhecimento será multiplicado, e o evento poderá ser um modelo para todos os demais estados, tratando desse tema forte que é a reparação da escravidão”, afirma o presidente da Cevenb, Humberto Adami.

As inscrições podem ser feitas pelo email: [email protected]. Mais informações pelo telefone: (21) 2730-6525.