12/03/2015 - 15:15 | última atualização em 16/03/2015 - 16:52

COMPARTILHE

Comissão sobre escravidão tomará posse no fim do mês

redação da Tribuna do Advogado

Anunciada durante a 22ª Conferência Nacional dos Advogados, em outubro passado, e aprovada por votação no Conselho Federal, a Comissão da Verdade da Escravidão Negra começa a sair do papel na OAB/RJ. Dia 30, a diretoria da Seccional realizará a cerimônia de posse dos representantes da nova comissão.  
 
Criada com o propósito de apurar os crimes cometidos nesse contexto histórico e promover o resgate social da contribuição negra para o país, a partir de pesquisa sobre episódios pouco conhecidos, a Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/RJ surge, também, como uma reparação à falta de debates sobre este tema na sociedade.
 
Para o presidente da Comissão de Igualdade Racial (CIR) da Seccional, Marcelo Dias, em todo o mundo existem políticas de ação afirmativa. Mas no Brasil é difícil fazer esse debate. "Fato comprovado pelo discurso reacionário contra as cotas raciais. Se já houve reação contra as cotas, vai haver uma guerra civil quando colocarmos a reparação na ordem do dia”, criticou. 
 
O evento de posse está marcado para às 18h no salão nobre da OAB/RJ, localizado na Avenida Marechal Câmara, 150, 9º andar.
Abrir WhatsApp