14/10/2015 - 18:17 | última atualização em 16/10/2015 - 14:01

COMPARTILHE

Comissão da Seccional debate a eutanásia em animais

redação da Tribuna do Advogado

Uma palestra organizada pela Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CDPA) da OAB/RJ debateu, nesta quarta-feira dia 14 de outubro, a eutanásia aplicada em animais. “A eutanásia é um tema controverso, ontem mesmo foi retirado da pauta da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro um projeto sobre esse tema. Estes procedimentos são duvidosos, é preciso laudos específicos. Tem que haver diálogo, estamos falando de vidas”, afirmou o presidente da Comissão, Reynaldo Velloso.
 
“É muito bom podermos discutir esse tema aqui. Temos que mudar a legislação, quem pensa que eutanásia é algo sem sofrimento se engana. Quem está pensando em fazer eutanásia em algum animal deve pensar uma, duas, várias vezes”, disse o coordenador da clínica veterinária da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), João Gustavo Nogueira.
 
A mestre em bioética Priscila Naurath, do Instituto Jorge Vaistmann, explicou que existe um conflito de muitos veterinários com relação à eutanásia. “Decidi fazer minha pesquisa sobre a decisão final, que geralmente é tomada pelo proprietário do animal. Achava que era só eu, mas em meu universo de entrevistados todos os profissionais mostraram incômodo com a prática da eutanásia”, explicou.
 
A mesa foi composta ainda pela veterinária especialista em terapia com células-tronco Rebeka Galvão, e pelo presidente do Conselho Regional de Veterinária do Rio de Janeiro, Cícero Pitombo.
Abrir WhatsApp