16/03/2023 - 17:58 | última atualização em 16/03/2023 - 18:01

Comissão de Relações Institucionais da OABRJ entrega certificados e celebra parceria com Universidade de Coimbra

Grupo anunciou novos cursos e destacou importância de relação com a consagrada instituição lusitana

Felipe Benjamin

Comandada pelo diretor de Comunicação da OABRJ, Marcus Vinicius Cordeiro, a Comissão de Relações Institucionais da OABRJ realizou, no fim da tarde quarta-feira, dia 15, o evento "Entrega de certificados aos alunos do curso 'Especialização em Direito do Trabalho, Compliance e Proteção de Dados"', no Plenário Carlos Maurício Martins Rodrigues, na sede da Seccional. Pedindo aos participantes do curso que divulguem suas experiências e lembrando que o convênio da Seccional com a Universidade de Coimbra também oferece diversos cursos online, Marcus Vinicius falou sobre os desafios da comissão em manter forte o intercâmbio com a em Portugal.

"É muito gratificante o que estamos vivendo no momento", afirmou Marcus Vinícius. "Essa ideia surgiu lá atrás e fizemos, com grande sucesso, um encontro em Coimbra em 2019. Em seguida, a pandemia jogou um balde de água fria nos nossos planos, mas retomamos o projeto agora com esta turma que foi em janeiro e temos planos para outros encontros. Essa é uma possibilidade de ampliar o trabalho que a Comissão de Relações Institucionais pretende fazer. Tivemos recentemente a presença de um colega argentino, ex-presidente do Colégio de Advogados de Rosário, que gostou muito dessa ideia de intercâmbio e de trabalho comum. É uma forma de mantermos contato, ampliar conhecimentos e agregar valor profissional".

O vice-presidente da Comissão de Relações Institucionais da OABRJ, Paulo Renato Fernandes, agradeceu à OABRJ e anunciou a abertura de um edital para o envio de artigos que irão compor o terceiro volume publicado pela comissão.

"Desenvolvemos um belíssimo trabalho em Coimbra, com participação intensa dos alunos", afirmou Paulo Renato. "Em breve devemos lançar o edital para artigos que serão compilados no terceiro volume de obras da comissão, que desta vez envolverá alunos dos cursos de Direitos Humanos e Novas Tecnologias, e que deve ter um lançamento binacional, sendo lançado também em Portugal. No segundo volume, tivemos quase 700 páginas, e desta vez teremos um escopo mais amplo - envolvendo LGPD, compliance, inteligências artificiais, novas configurações do contrato de trabalho - que cobrirá quase todos os ramos do Direito".

O vice-presidente também anunciou novos cursos que serão lançados pela OABRJ em parceria com a universidade nos próximos meses.

"Teremos em abril uma turma de Direito Empresarial Societário no Porto, e em julho, uma turma de Direito Civil Médico, além de Direitos Humanos e Novas Famílias, Novas configurações do contrato de trabalho e Direito Penal Econômico", afirmou Paulo Renato.

"E isso é só para o primeiro semestre. Para o segundo semestre, teremos toda uma outra programação. E em janeiro do ano que vem teremos uma repetição deste curso de especialização em Direito do Trabalho, Compliance e Proteção de Dados. O curso é espetacular, a recepção foi incrível e já temos inscritos".

Ao fim da cerimônia, Marcus Vinicius destacou a busca da comissão por uma expansão dos cursos e a importância dos intercâmbios com instituições de ensino internacionais.

"A Ordem tem feito propostas para novas parcerias em novos temas", destacou o presidente da comissão.

"Propusemos algo dentro do Direito Previdenciário, que é de enorme interesse já que temos muitos profissionais indo trabalhar em Portugal ou trabalhando para clientes portugueses. Outro tema é o das relações de consumo. O atual secretário nacional do consumidor é o ex-presidente da OABRJ, Wadih Damous, que tem um segmento na pasta que ele comanda, que trata de convênios, inclusive a nível internacional e gostou muito da ideia de atravessar o Atlântico para tratar deste tema. A Ordem tem sido muito beneficiada e queremos também contribuir com a abertura de nossos canais de comunicação para que tenhamos cada vez mais pessoas participando dessa grande aventura de conhecer melhor nosso Direito a partir de um olhar que vem de fora" .

Receberam os certificados os seguintes participantes do curso: Yasmin Viana Alvares Pereira; Fernanda de Carvalho Serra; Gabriela de Souza Pinto Batista; Juliana Ribas da Silva Caldas; Vanessa Cristina Soares da Silva e Jairo da Silva Motta.