02/08/2018 - 12:17 | última atualização em 02/08/2018 - 12:46

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar

Vitor Fraga
A Comissão de Direito de Órfãos e Sucessões da OAB/RJ, criada esse ano, realizou nesta quarta-feira, dia 1º, seu primeiro evento na Seccional. O tema foi Implicações do Estatuto da Pessoa com Deficiência no juízo orfanológico, e teve palestras da integrante do núcleo Heloisa Helena Barboza, que falou sobre o novo perfil da curatela, e de Nelson Rosenvald, que abordou a questão dos instrumentos de tutela para a pessoa com deficiência.

“É o primeiro evento da comissão, tratando desse assunto que é a Lei de Inclusão, que gera muitos debates entre os colegas. Quem são esses órfãos que vão ao Judiciário é uma das perguntas às quais os palestrantes tentarão responder, tentando entender o papel do advogado nessa questão tão sensível”, disse a presidente da comissão, Rose Meireles.

O coordenador geral das comissões da Ordem, Fábio Nogueira, fez a abertura. “A Seccional tem 86 anos, e por incrível que pareça não tinha algumas comissões essenciais, como a de Órfãos e Sucessões. A Ordem está de portas abertas para defender as prerrogativas dos advogados e para vocalizar os anseios da sociedade. Aqui se exerce cotidianamente a tolerância”.

O evento aconteceu no Plenário Evandro Lins e Silva.