19/03/2018 - 14:39 | última atualização em 19/03/2018 - 14:58

COMPARTILHE

Comissão promove palestra sobre ética e paradigmas culturais

redação da Tribuna do Advogado

        Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
Vitor Fraga
A Comissão de Justiça Restaurativa (CJR) da OAB/RJ realizou nesta sexta-feira, dia 16, a palestra Ética e paradigmas culturais: ilusórios e imaginários, conceitos e preconceitos. O objetivo foi promover reflexões acerca da ética nas relações humanas.
 
Foto: Bruno Marins|   Clique para ampliar
“Queremos pensar a Justiça Restaurativa à luz da filosofia e da ética. A proposta é olhar o crime como ato que viola as pessoas, não a lei. Em vez da ação punitiva, defendemos a ação restauradora, que busque resolver ou ao menos minimizar o dano causado”, afirmou na abertura do evento a presidente da CJR, Célia Passos. O encontro teve o apoio do Instituto de Soluções Avançadas (ISA-ADRS).
 
A palestra foi feita pelo filósofo e educador Basílio Pawlowicz. Filho de camponeses russos que se mudaram para a Argentina nos anos 1920, ele vive há mais de 40 anos no Brasil, e fez uma abordagem histórica sobre a ética e a liberdade da Grécia antiga aos dias atuais. Também participou da mesa a representante do Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (Cemear), do Ministério Público estadual, Renata Cordeiro.Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (Cemear), do Ministério Público estadual, Renata Cordeiro.
 
Abrir WhatsApp