11/03/2024 - 18:59 | última atualização em 11/03/2024 - 19:06

COMPARTILHE

Comissão de Previdência Social Pública e Complementar da OABRJ discute processo administrativo previdenciário

Evento alusivo ao Dia da Advocacia Previdenciária apresentou manifesto em defesa da valorização de colegas

Ana Júlia Brandão



A sede da OABRJ recebeu, nesta segunda-feira, dia 11, o evento “Processo administrativo digital, recursos e estratégias processuais: processo administrativo ou judicial?”. O encontro, promovido pela Comissão de Previdência Social Pública e Complementar da Seccional, lotou o Plenário Evandro Lins e Silva com profissionais interessados em saber mais sobre as diversas temáticas que permeiam o processo administrativo previdenciário. Houve ainda homenagens ao Dia da Advocacia Previdenciária, comemorado no dia 10 de março, e ao mês das mulheres. 

Assista à transmissão do evento aqui.

O comando do evento ficou a cargo da presidente do grupo, Suzani Ferraro, e contou com participação do diretor de Valorização da Advocacia da OABRJ, Paulo Grossi; da presidente da OAB/Rio Bonito e vice-presidente do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), Karen Figueiredo; das vice-presidentes da Comissão de Previdência Social Pública e Complementar, Ana Vianna e Rosana Figueiredo; do secretário-geral, Sérgio Martins Pimenta; e da presidente da Comissão na OAB/Méier, Graziella Martins. 

Aproveitando o gancho do Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8, Ferraro enfatizou o papel da mulher no sistema previdenciário e destacou as diferentes faces da legislação que rege a área.


“As mulheres são maioria nesta área, como nós sabemos. Isso é muito importante e visível, não só estatisticamente, para toda a advocacia. Nós, muitas vezes, realizamos tripla jornada e isso se reflete em diversos aspectos do Direito Previdenciário. Por isso, é muito importante verificarmos todos esses quesitos que influenciam não só a previdência complementar como a previdência pública. As emendas constitucionais são reflexos das alterações na sociedade, então tudo isso tem que ser levado em consideração".



Antes do início das exposições, Graziella Martins leu um manifesto em defesa da valorização da advocacia previdenciária. 

“Este manifesto é o que somos e o que queremos para a OABRJ”, afirmou. 

O documento, que propõe iniciativas institucionais para fomentar este campo de atuação da advocacia, foi entregue a Grossi, que reafirmou o compromisso da Diretoria de Valorização da Advocacia em dar suporte ao trabalho dos advogados e advogadas previdenciários e com o aprimoramento da classe. 

“Nossa diretoria está junto com a advocacia previdenciária para o que der e vier”, afirmou Grossi.

Abrir WhatsApp