15/09/2023 - 12:07 | última atualização em 19/09/2023 - 16:55

COMPARTILHE

Comissão de Prerrogativas se reúne com juíza da 1ª Vara Cível de Belford Roxo para tratar de escassez de funcionários e problemas do Balcão Virtual

Felipe Benjamin



O presidente da Comissão de Prerrogativas da OABRJ, Marcello Oliveira, acompanhou representantes da OAB/Belford Roxo em uma reunião com a juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Belford Roxo, Isabel Teresa Pinto Coelho Diniz, na tarde de quinta-feira, 14. Ao lado do presidente da subseção, Abelardo Tenório, da vice, Silmaria Berriel, e do delegado de prerrogativas Luiz Henrique de Oliveira Júnior, Marcello levou demandas da advocacia local, que tem sofrido com a falta de funcionários dedicados ao atendimento na 1ª Vara Cível.

"A juíza nos recebeu muito bem, demonstrou a maior boa vontade, até porque conhece os problemas da advocacia, e nos propusemos a colaborar com ela, porque a vara não tem pessoal e precisa de pelo menos mais cinco funcionários", afirmou Abelardo.

"Reclamamos muito, porque a advocacia está insatisfeita, mas a culpa não é da magistrada. Sabemos que a culpa é do Tribunal de Justiça (TJRJ), que está esvaziando o quadro de funcionários. As demandas seguem aparecendo e não há desenvolvimento. A 1ª Vara Cível de Belford Roxo é o pior exemplo de todos". De acordo com Abelardo, não há funcionários para digitar despachos, que podem levar até sete meses para serem efetuados.

Entre os principais problemas apontados pelo presidente da OAB/Belford Roxo está o funcionamento do Balcão Virtual. 

"Não podemos concordar que um colega fique cinco horas aguardando o atendimento do Balcão Virtual", afirmou Marcello. "Essa ferramenta tem que funcionar exatamente como no atendimento presencial, inclusive com a identificação por câmera do servidor que está fazendo o atendimento".

A boa recepção que o grupo teve por parte da juíza foi destacada pelo delegado Luiz Henrique.

"A juíza se comprometeu a se empenhar para solucionar os atrasos, decorrentes do déficit de servidores", afirmou o delegado. "Ainda assim, ela ainda não tem ciência de diversas demandas, como o problema no atendimento do Balcão Virtual. Ela inclusive afirmou que a advocacia local deve procurar mais o gabinete para que ela ou seus secretários tomem providências".

O presidente da OAB/Belford Roxo afirmou que levará o problema ao TJRJ.

"Propusemos uma ida à Corregedoria do Tribunal de Justiça para tentar direcionar alguns funcionários para a 1ª Vara Cível, o que ajudaria a reduzir o problema, e a própria juíza nos pediu auxílio nesta causa, alegando que envia ofícios ao tribunal quase diariamente sobre o tema. Seguiremos na luta até conquistarmos nosso objetivo".

Abrir WhatsApp