15/05/2024 - 15:34 | última atualização em 15/05/2024 - 15:46

COMPARTILHE

Comissão da OABRJ promove seminário sobre advocacia extrajudicial e Direito Notarial e Registral

Ana Júlia Brandão



A OABRJ promoveu, nesta quarta-feira, dia 15, o “II Seminário de Advocacia Extrajudicial e Direito Notarial e Registral”. O encontro foi organizado pela Comissão de Advocacia Extrajudicial em Cartório da Seccional. Clique aqui e assista à primeira parte do evento. 

A iniciativa teve como objetivo debater a migração de diversos temas para a advocacia extrajudicial e aprimorar a prática da advocacia nesta modalidade. 


“Temos assistido a uma tendência legislativa forte da desjudicialização de vários temas relevantes para a classe. Muitas pautas estão migrando para os cartórios e para a advocacia extrajudicial, então, vemos que, cada vez mais, esta área vem ganhando espaço e notoriedade na nossa profissão. Este movimento (de desjudicialização) nos ajuda a trabalhar com mais efetividade e celeridade, por isso a realização deste seminário é tão relevante para os advogados e advogadas, para que estejamos prontos para as futuras mudanças”, afirmou a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio. 



Além de Basilio, compuseram a mesa de abertura do encontro o presidente da comissão organizadora, Cláudio Bordallo; a presidente da Comissão Municipal de Direito Notarial e Registral da Associação Brasileira de Advogados do Rio de Janeiro (ABA/RJ), Juliana Carvalho; a diretora-adjunta municipal da ABA/RJ, Cíntia Possas, e a diretora estadual da ABA/RJ, Cristina Cruz. 

Cláudio Bordallo complementou a fala da vice-presidente da OABRJ ressaltando a importância do nicho tanto para a advocacia quanto para a sociedade em geral. 

“Hoje, a população tem optado por evitar a ida para o Judiciário, principalmente por conta da morosidade. Temos encontrado muita dificuldade de atuar. Muitas vezes, um processo leva anos e nós, advogados, também não queremos esperar todo esse tempo por causa dos honorários. Então, a advocacia extrajudicial também traz este benefício para a classe, fazendo com que  possamos agir com mais rapidez e, consequentemente, termos remuneração imediata".

O simpósio seguiu com diversos painéis temáticos com participação de especialistas no assunto. Acompanhe a segunda parte, ao vivo, no canal da OABRJ no YouTube

Abrir WhatsApp