26/10/2022 - 17:11 | última atualização em 26/10/2022 - 17:16

Comissão da OABRJ promove lançamento do livro ‘Dados pessoais sensíveis: qualificação, tratamento e boas práticas’

Paula Freitas

No Plenário Evandro Lins e Silva, a Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OABRJ realizou nesta quarta-feira, dia 26, o lançamento do livro ‘Dados pessoais sensíveis: qualificação, tratamento e boas práticas’, escrito por Chiara de Teffé. O trabalho é produto da tese de doutorado da autora. Assista ao encontro no canal do YouTube da OABRJ.

Compuseram a mesa, a presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB, Estela Aranha; o vice-presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OABRJ, Rodrigo Gomes; a coordenadora da pós-graduação em Direito Digital e autora da obra, Chiara de Teffé; a fellow em Privacidade e Proteção de Dados na Coding Rights, Bianca Kremer e a professora da UFJF, Maria Regina Korkmaz.

Durante a sua fala introdutória, Chiara de Teffé, escritora do livro, expôs ao público quais temáticas perpassam pela questão dos dados sensíveis.

“Nós pensamos, em um primeiro momento, como organizar essa mesa e verificamos que as nossas respectivas teses se conectam. Então, a nossa missão hoje é expor as nossas teses, que versam sobre dados pessoais sensíveis. Nesse caminho, vamos entender o que são esses dados, sua relação com a LGPD, o princípio da não-discriminação, questões relacionadas ao racismo, ao preconceito, às decisões automatizadas, a partir do uso da inteligência artificial, e as bases legais de tratamento”, afirmou Teffé.

Ao final do evento, Chiara realizou uma sessão de autógrafos e a presidente da comissão entregou os certificados aos participantes do encontro.