23/05/2016 - 11:00

COMPARTILHE

Comissão da OAB/Barra promove debate sobre liberdade na internet

jornal O Globo

No mundo virtual, os perigos são reais. Jorram comentários preconceituosos, feitos sob a alegação de que todo mundo tem o direito de dizer o que pensa, fazendo a internet parecer um campo sem regras. Mas não é. O tema será abordado no encontro "Liberdade de expressão nas redes sociais: limites e consequências cíveis e penais", organizado pela Comissão de Direito à Liberdade de Expressão da OAB-Barra. Ministram a palestra amanhã, às 19h, o advogado e presidente da comissão, Jansen Oliveira; o advogado e presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/Barra, Ricardo Braga; e o vocalista do Detonautas e escritor Tico Santa Cruz.
 
"Percebemos a necessidade de difundir a liberdade abordando até onde vai esse direito. Como ele é intrínseco, parece que não há limites", diz Oliveira. "Quando a pessoa entra em determinados grupos, está sujeita a ser responsabilizada por várias transgressões nos níveis cível e penal, além de se expor. Tentamos levar para a comunidade da Barra a noção real de direitos de cada um".
 
Oliveira adianta que planeja levar o debate também para associações e escolas da região. O intuito, reforça o advogado, é abordar os mesmos temas, mas em linguagem simplificada, para chegar a crianças e adolescentes.
 
"Os malefícios devem ser acompanhados de perto, porque fazem grandes estragos. Queremos chegar à garotada de menos idade porque é um público que domina esse ambiente. Os pais não são acostumados com isso, e a garotada fica livre, porque não há repressão ou temor por parte deles", observa.
 
O encontro será nesta segunda-feira, às 19h, na OAB-Barra, no Marapendi Shopping (Av. das Américas 3.959, grupo 225). Grátis
Abrir WhatsApp