03/09/2013 - 15:13 | última atualização em 03/09/2013 - 15:17

Comissão da OAB participa de caminhada pela liberdade religiosa

redação da Tribuna do Advogado

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB/RJ, presidida por Vanuce Barros, participará da 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. A ação será neste domingo, dia 8, às 11h, na orla de Copacabana. Como tema, o respeito à diversidade, o direito à liberdade de crença, incluindo o fato de não crer em alguma coisa, e o bom convívio entre cidadãos.

Vão participar umbandistas, candomblecistas, espíritas, judeus, católicos, muçulmanos, malês, bahá’ís, evangélicos, hare krishnas, budistas, ciganos, wiccanos, seguidores do Santo Daime, ateus e agnósticos
Promovido pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro (CCIR), o evento terá a participação de umbandistas, candomblecistas, espíritas, judeus, católicos, muçulmanos, malês, bahá’ís, evangélicos, hare krishnas, budistas, ciganos, wiccanos, seguidores do Santo Daime, ateus e agnósticos. Também integram o CCIR representantes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o Ministério Público e a Polícia Civil.

A Caarj, parceira da Comissão da OAB/RJ, confeccionou camisetas e balões identificando a participação da Ordem no evento. Para Vanuce, é de suma importância a Ordem se fazer presente neste tipo de manifestação. "Existem questões estruturais que a democracia ainda não conseguiu resolver. Uma delas se refere ao exercício pleno das garantias constitucionais, principalmente no que diz respeito à liberdade de expressão e à consciência religiosa", disse.

As caminhadas começaram em 2008, quando religiosos de matrizes africanas resolveram chamar atenção da sociedade para o risco de se querer impor a soberania de uma crença sobre as outras. Na ocasião, eles haviam sido expulsos de uma comunidade na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, por traficantes convertidos a segmentos neopentecostais.