11/07/2022 - 21:30 | última atualização em 12/07/2022 - 12:39

COMPARTILHE

Comissão OAB Mulher emite nota oficial sobre estupro de paciente durante parto e repudia exploração de imagens pela imprensa

Comunicação OABRJ | Caarj

"A expressão mais perversa da desigualdade de gênero", foi assim que a Comissão OAB Mulher classificou os atos praticados pelo médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra, que estuprou uma paciente sedada durante o parto. Por meio de nota oficial, o grupo reforçou a necessidade de uma postura austera por parte das autoridades e da sociedade para o combate a este tipo de crime. "A Comissão OAB Mulher acompanhará todo o caso, cobrando e trabalhando junto às autoridades responsáveis no que lhe for cabível para que todas as medidas legais sejam adotadas", destaca o texto.

A comissão também repudiou, com veemência, a exploração de imagens da mulher vítima pelos veículos de comunicação. 

Leia a íntegra do texto:

Nota oficial

A Ordem dos Advogados do Brasil, através da sua Comissão OAB Mulher, vem manifestar sua total aversão aos atos de violência perpetrados pelo médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a uma paciente sedada para o parto, no Hospital da Mulher de São João de Meriti. 

Além disso, a Comissão OAB Mulher, com sua trajetória de trabalho na garantia de direitos e no combate a qualquer tipo de violência contra a mulher, indignada e estarrecida com mais este caso de estupro de vulnerável, repudia veementemente a exploração de imagens da mulher vítima de violência pelos veículos de comunicação. 

A violência de gênero contra as mulheres é a expressão mais perversa da desigualdade de gênero e constitui um grave problema na sociedade, sendo a violência sexual contra vulneráveis um dos mais execráveis crimes que exige uma postura austera, não apenas por parte das autoridades, mas de toda a sociedade no seu combate.

São incalculáveis os danos sofridos pelas vítimas de abuso sexual e a exposição sensacionalista da vítima agrava ainda mais a situação. Cenas de total desrespeito e que ferem a dignidade da pessoa humana são divulgadas a despeito da preservação de direitos e respeito ao próximo.

Diante deste cenário, a Comissão OAB Mulher acompanhará todo o caso, cobrando e trabalhando junto às autoridades responsáveis no que lhe for cabível para que todas as medidas legais sejam adotadas. Destacamos que uma de nossas premissas é a proteção de mulheres vítimas de violência e o suporte para que estas mulheres se fortaleçam e denunciem seus algozes.

Rio de Janeiro, 11 de julho de 2022
Flavia Pinto Ribeiro Magalhães
Presidente da OAB Mulher da Seccional do Rio de Janeiro

Abrir WhatsApp