18/11/2016 - 17:32 | última atualização em 18/11/2016 - 17:31

Comissão lança Campanha de Valorização da Advocacia Previdenciária

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins   |   Clique para ampliar
A Comissão de Previdência Social da OAB/RJ divulgou nesta sexta-feira, dia, 18, durante o I Simpósio brasileiro de prática previdenciária, a adesão da Seccional à Campanha de Valorização da Advocacia Previdenciária, lançada pela OAB Nacional.

O anúncio foi feito pela presidente da comissão, Suzani Ferraro, durante o evento realizado na Ordem pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário e o Instituto Latino-Americano de Direito Social (IDS), e que teve o apoio do grupo da OAB/RJ.

“Já trabalhamos nessa campanha com a OAB federal e as outras seccionais há um tempo e decidimos lançar, no âmbito estadual, a campanha hoje, pela importância deste evento”, anunciou Ferraro, na abertura do encontro que reuniu nomes de prestígio na área para debater temas atuais que concernem os colegas.

A presidente da comissão lembrou a campanha criada em 2014 pela valorização da advocacia e frisou a importância de um trabalho mais específico para a área previdenciária. A campanha contará com uma fanpage no Facebook, que entrará no ar no dia 1º de dezembro, reunindo ações de todas as seccionais.

Presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário da OAB, Chico Couto explicou os trabalhos que considera essenciais na programação da campanha, entre eles a inclusão da matéria Direito Previdenciário no Exame de Ordem. “Esse já é um pleito da nossa comissão há um tempo. Na verdade, acreditávamos que seria mais fácil conseguir essa inclusão. Mas continuamos trabalhando para isso pois é claramente uma forma de valorizar o advogado previdenciário. Com a matéria no Exame de Ordem a tendência é que necessariamente as faculdades se adaptem”, disse ele.

Entre os outros pilares da campanha, Couto destacou a discussão sobre os problemas fundiários e o atendimento prioritário no INSS, ponto que, segundo ele, tem um cenário alterado com a digitalização.

Participaram também da mesa de abertura a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Jane Berwanger; o presidente do IDS, Fábio Souza; e o presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, Wilson José Witzel, que anunciou a criação de uma escola pelo grupo, que promoverá cursos de aprimoramento para os estudantes de Direito, entre eles da área previdenciária. “Se tivermos um leque de estudiosos cada vez maior na faculdade podemos aprimorar cada vez mais o Direito Previdenciário no segmento da Justiça”, observou.