26/02/2018 - 17:12 | última atualização em 01/03/2018 - 12:54

COMPARTILHE

Comissão irá propor criação de santuário para preservação de jacarés

redação da Tribuna do Advogado

Com aparições cada vez mais frequentes nas áreas urbanas, os jacarés fazem parte do cenário das lagoas do Recreio dos Bandeirantes, da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. A maioria dos moradores não imagina, mas segundo estimativa feita pelo Instituto Jacaré - que realiza pesquisas e trabalha em prol da preservação desses animais -, já chega a quatro mil o número de répteis na região. 
 
De acordo com o presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ, Reynaldo Velloso, o que tem tornado mais comum o encontro dos répteis com os moradores não é o aumento da população de jacarés e sim o avanço dos grandes empreendimentos imobiliários na Zona Oeste nos últimos anos. "Com isso, o habitat dos bichos foi reduzido e eles ficaram mais concentrados nas poucas áreas naturais, espremidos entre prédios, ruas e avenidas", destaca.
 
A comissão realiza no próximo dia 5, às 10h, um evento para finalizar proposta de criação de um santuário de jacarés na Zona Oeste. O Projeto Jacarés, como está sendo chamada a iniciativa, será apresentado ao poder público e tem como objetivo principal preservar a vida e o habitat desses animais. 
 
"A ideia é que o santuário seja criado dentro dessa região, em respeito ao espaço dos animais. Nossa proposta é de que as visitas ao local sejam limitadas, para garantir dignidade aos jacarés", ressalta Reynaldo.
 
Além do Instituto Jacaré, o evento da OAB/RJ tem o apoio do Instituto São Francisco de Assis (Isfa) e do Instituto Eventos Ambientais (Iefa). Para participar do debate, basta inscrever-se pelo email [email protected]. A participação é gratuita. 
Abrir WhatsApp