29/11/2017 - 17:52 | última atualização em 30/11/2017 - 11:24

Comissão exibe documentário sobre tráfico de animais silvestres

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins |   Clique para ampliar
Na tarde desta quarta-feira, dia 29, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ exibiu o documentário E agora? Tráfico de animais silvestres no Brasil, de Humberto Bassanelli. Na abertura do encontro, o presidente da CPDA, Reynaldo Velloso, comemorou a parceria com o Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Rio de Janeiro (CPAM) e adiantou que pretende realizar um curso com os policiais militares sobre a questão do tráfico de animais. “Vocês são imprescindíveis na luta pelos animais. É de vital importância a participação, não só para animais silvestres e exóticos, mas também para animais domésticos”, disse.

O presidente da ONG SOS Fauna, Marcelo Pavlenco Rocha, é o idealizador do documentário e explicou que a ideia era mostrar como é o dia-a-dia da problemática no país. “O documentário retrata, sem interferência nenhuma, a realidade do tráfico de animais, com base no que nós vivemos”, disse.

O Tenente Richard, do CPAM, celebrou a união entre os vários órgãos: “O caminho é a atuação conjunta e a integração. Apenas dessa forma poderemos atuar contra o tráfico de animais”.

A coordenadora do evento, Daniela de Almeida, agradeceu a participação das várias entidades que estiveram no evento, como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Federal, a Vigilância Sanitária e os Correios, por exemplo, e pontuou que o CPAM é o órgão que mais faz apreensão de animais no Rio de Janeiro. O coordenador de animais silvestres da CPDA, Rogério Caldas, também participou da abertura do encontro.

Ao final da exibição do documentário, os presentes realizaram um debate sobre o tema.