13/12/2019 - 18:08 | última atualização em 13/12/2019 - 18:25

COMPARTILHE

Comissão Especial de Direito Sindical da OABRJ expõe os perigos do fim da unicidade sindical

Clara Passi

Dois anos depois da promulgação da reforma trabalhista proposta pelo governo Michel Temer, a Comissão Especial de Direito Sindical da OABRJ promoveu uma palestra na Seccional, na quinta-feira, dia 12, para alertar sobre o fim da unicidade sindical.

A proposta faz parte de um novo pacote de alterações legislativas propostas agora pelo governo Jair Bolsonaro. Em outubro, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 161/2019, mais conhecida como PEC da liberdade sindical, foi protocolada na Câmara pelo vice-líder do PL, Marcelo Ramos (AM), e pelo presidente nacional do partido Solidariedade, Paulinho da Força (SP). 

O painel foi composto pela presidente da comissão, Isabela Pimentel, a advogada trabalhista Manuela Martins, o presidente do Sinpro-Rio, que reúne os professores do estado do Rio; Oswaldo Teles, o procurador-chefe do MPT/RJ  João Batista Berthier, o consultor sindical Ernesto Parés e o advogado Ivan Garcia. 

Pimentel resgatou a história do sindicalismo no país e  afirmou que as alterações promovidas em 2017 foram um “ataque pouco visto dentro da nossa História”.

“Nós da comissão passamos boa parte deste ano discutindo sobre o fim da contribuição sindical e antevendo que uma possível extinção da unicidade poderia acontecer, até que veio a PEC”, contou a advogada.

Abrir WhatsApp