24/04/2023 - 16:44 | última atualização em 27/04/2023 - 16:19

Comissão Especial de Assuntos Estudantis toma posse na OABRJ

Em parceria com a Comissão de Mentoria, cerimônia contou com visita guiada na sede da Seccional

Beatriz Pereira

O Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional, abrigou nesta segunda-feira, dia 24, a cerimônia de posse da Comissão Especial de Assuntos Estudantis. O grupo tem como objetivo promover a inclusão e a integração dos estudantes de Direito e as atividades da OABRJ com o corpo estudantil. É possível assistir ao encontro no canal da Ordem no YouTube.

Ao lado do presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, compuseram a mesa o presidente da Comissão Especial de Assuntos Estudantis da OABRJ, Cássio Teixeira; a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; o tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira; o secretário-geral da Ordem, Álvaro Quintão; o vice-presidente e a secretária-adjunta da comissão recém-empossada, João Pedro Boechat e Geslia Marques; a presidente da Comissão de Mentoria, Thais Fontes; a presidente da Comissão OAB Jovem RJ, Amanda Magalhães; o procurador-geral e coordenador das Comissões Especiais da OABRJ, Fábio Nogueira; o presidente da OAB/Juíz de Fora (MG), Alexandre Atílio; e o juíz federal e ex-presidente da Comissão OAB Jovem da OABRJ, Rafael Rihan Pinheiro Amorim.

“Acredito muito no potencial de desenvolvimento dessa integração entre Ordem dos Advogados e estudantes de Direito. É fundamental e um desejo antigo implementar de forma efetiva esse trabalho, e agora com essa comissão vamos conseguir desenvolver melhor essa ativdade”, destacou Luciano Bandeira.

“A gestão Luciano Bandeira tem prestigiado cada vez mais a interação entre os estudantes de Direito com esta casa. Além da criação deste novo grupo, a Comissão de Mentoria Jurídica promove, há mais de dois anos, uma visita guiada em parceria com a Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj). Agora, esses encontros terão, também, a parceria da Comissão Especial de Assuntos Estudantis”, comentou a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio.

O secretário-geral da OABRJ, Álvaro Quintão, ressaltou a conexão da Ordem com os universitários. “Através das diversas comissões, os estudantes estão cada vez mais frequentando esta casa, e esse novo grupo terá o objetivo e o desafio de continuar com essa integração”, comentou Quintão.

Presidente da Comissão Especial de Assuntos Estudantis, Cássio Teixeira, empossado no início da cerimônia, destacou o movimento estudantil como inspiração para a criação da comissão.

“Por conta de alguns acontecimentos na minha vida universitária, comecei a perceber a real necessidade da atuação dos estudantes nesses espaços. Não é a faculdade que faz o estudante, e sim o estudante que faz a sua universidade.”

O tesoureiro da Seccional, Marcello Oliveira, acrescentou que os representantes da jovem advocacia têm poder dentro da Ordem. "Temos vários advogados e advogadas aqui hoje mostrando a força dos colegas em início de carreira e do movimento estudantil".

"O diálogo interno junto à academia e a participação nos eventos são muito importantes para a personalidade do estudante e naturalmente acaba os encaminhando a participar muito ativamente da OABRJ".

O procurador-geral da Seccional e coordenador das Comissões Especiais da Ordem, Fábio Nogueira, relatou sua experiência pessoal no movimento estudantil universitário.

“A minha vida também foi forjada dentro do movimento estudantil, e eu tenho certeza absoluta de que isso me fez uma pessoa, um profissional e um homem diferente. Carrego essa bagagem, que eu consegui me aliando ao movimento estudantil, também pela vida dentro da Ordem dos Advogados do Brasil", disse.

Secretária-adjunta da Comissão Especial de Assuntos Estudantis, Geslia Marques apresentou ao público dados estatísticos sobre a classe, futuros projetos do grupo e aspectos práticos da comissão.

“ 'Sem advogado não há justiça’ não é só uma frase bonita e de efeito. De fato, não existe justiça sem uma petição inicial, feita por um advogado constituído. Sem a nossa atuação, não haveria sentido no trabalho nem do Ministério Público, nem do juiz, por exemplo”, ponderou Marques.

Ao final da cerimônia, os estudantes presentes participaram de um sorteio de livros e visitaram a sede da OABRJ, projeto em parceria com a Caarj e com a Comissão de Mentoria Jurídica.