14/10/2021 - 17:36

Comissão Eleitoral define numeração para chapas concorrentes nas eleições da OABRJ

Disposição nas cédulas obedecerá ordem cronológica de registros

Felipe Benjamin

Em reunião na tarde desta quarta-feira, dia 13, a Comissão Eleitoral da OABRJ, presidida pelo advogado Marcos Bruno, determinou que as chapas concorrentes no pleito do dia 16 de novembro receberão numeração ordinal, de acordo com a ordem cronológica dos pedidos de inscrição, e que tal ordem norteará a disposição dos candidatos nas cédulas. A medida foi referendada pela Resolução 01/2021 da Comissão Eleitoral da Seccional.

O prazo para inscrição das chapas termina nesta sexta-feira, dia 15, às 18h. Pela primeira vez desde que a Ordem foi criada, estará em vigor o sistema de cotas e paridade de gênero aprovado pelo Conselho Federal da OAB em novembro de 2020. De acordo com a decisão, a composição de uma chapa deverá atender a percentuais pré-estabelecidos de gênero e etnia. Tanto o Conselho Titular quanto o Suplente deverão apresentar proporções iguais de homens e mulheres.

No hotsite das Eleições 2021 da OABRJ que entrou no ar recentemente já é possível conhecer os nomes que já se inscreveram para concorrer à gestão da maioria das 63 subseções do estado. O programa #OABRJDebate também discutiu as mudanças nas regras da eleição.