01/09/2008 - 16:06

COMPARTILHE

Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ apura denúncias de abuso policial durante a ocupação da Vila Cruzeiro

Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ apura denúncias de abuso policial durante a ocupação da Vila Cruzeiro

 

 

Do site Último Segundo

 

01/09/2008 - Cerca de cem moradores da Vila Cruzeiro, na Penha, Zona Norte do Rio, fizeram um protesto nesta segunda-feira contra a forma como está sendo feita a ocupação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na comunidade. Os agentes estão na favela há cerca de um mês. Um membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ esteve no local acompanhando o movimento.

 

Os manifestantes reuniram-se na Praça São Lucas e denunciaram os abusos de policiais contra os moradores. Agentes do 16º BPM (Olaria) e do Bope vigiaram o protesto e contaram com o apoio de dois veículos blindados. O comércio da Avenida Nossa Senhora da Penha ficou parcialmente fechado e as escolas da região suspenderam as aulas.

 

A assessoria de comunicação da OAB/RJ declarou que a Comissão de Direitos Humanos foi procurada pela associação de moradores da Vila Cruzeiro com o intuito de denunciar os abusos policiais na comunidade. De acordo com Ivan Vieira Júnior, membro da Comissão, os manifestantes reclamaram da forma como a ocupação está sendo feita na favela e não da operação em si.

 

"Os moradores denunciaram que os policiais não respeitam a propriedade privada, quebram pertences pessoais, xingam as pessoas e, em alguns casos, até agridem", disse.

 

Segundo ele, a Comissão decidiu fazer um relatório sobre o caso e acompanhar de perto a operação. Se for o caso, a OAB/RJ entrará em contato com a polícia para tratar da questão.
Abrir WhatsApp