12/05/2015 - 10:05 | última atualização em 12/05/2015 - 12:26

Comissão de Direitos Humanos apoia movimento por paz na Colômbia

redação da Tribuna do Advogado

A OAB/RJ sediou na última sexta-feira, dia 8, um evento de preparação para o II Fórum pela paz na Colômbia, que será realizado em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 5 e 7 de junho. Mais de vinte entidades da sociedade civil, partidos políticos e centrais sindicais estiveram representadas na ocasião.

Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Seccional, Marcelo Chalréo, a Ordem já participa há alguns anos de iniciativas de apoio ao processo de paz no país vizinho. “Entendemos a OAB como entidade que defende uma política de Direitos Humanos respeitosa, digna, justa e solidária e, por isso, essa questão nos diz respeito. Existe uma ligação histórica entre os dois países, que diz respeito a assuntos diplomáticos, econômicos e de fronteira, e o Brasil vem acolhendo imigrantes colombianos que saíram do país por conta do conflito das forças governamentais e das insurgências revolucionárias”, disse.

A OAB/RJ foi convidada a compor uma das quatro mesas plenárias do evento no Uruguai. Além do Rio de Janeiro, os pré-fóruns também estão sendo realizados em localidades como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.