08/06/2018 - 17:55 | última atualização em 08/06/2018 - 18:37

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Comissão de Direito da Moda debate limites da publicidade no setor

redação da Tribuna do Advogado

         Foto: Bruno Marins |   Clique para ampliar
 
Vitor Fraga
A Comissão de Direito da Moda (CDMD) da OAB/RJ, dentro da série de colóquios sobre temas atuais, promoveu, no dia 7 a palestra Publicidade na moda, em que foram discutidas diversas questões polêmicas que cercam a publicidade nesse nicho de mercado. O evento aconteceu no Plenário Carlos Maurício Martins Rodrigues.
 
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Renata Lisboa, representante da presidente da CDMD, Deborah Portilho, abriu a atividade explicando resumidamente a função da comissão. “Esse evento, na minha percepção, ajuda a dar uma ideia dos nossos objetivos para todos, sejam advogados, estudantes, pessoas da indústria ou simplesmente interessados no assunto. É uma oportunidade para ter contato com o que é o Direito da Moda, que apresenta ao mundo jurídico uma indústria cheia de peculiaridades, que se comunica com outros setores de forma especial”. Ela reforçou que uma das funções da CDMD é fazer a ponte entre a indústria da moda e o Direito, e anunciou que a OAB/RJ irá sediar em outubro deste ano a 3ª edição do seminário internacional sobre fashion law.
 
Os palestrantes foram o publicitário e diretor de planejamento na Agência 6D, Betho Alves, e a consultora de imagem e blogueira Gabriela Ganem. A condução dos trabalhos foi feita pelas integrantes da CDMD Yasmin Monteiro e Daniele Machado.
 
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A velocidade da informação na sociedade atual é, segundo Alves, um aspecto crucial na publicidade na moda. “É importante observar como a publicidade em ambiente digital vem evoluindo ao longo dos últimos 20 anos, e como alguns padrões se repetem. Precisamos nos adaptar cada vez mais rápido a essas mudanças. A definição básica de publicidade que existe no dicionário, que fala da divulgação de fatos e informações a respeito de pessoas ou marcas, quando entra no ambiente digital, se perde, muito por conta da aceleração da informação. Na mídia tradicional, a publicidade é feita nos canais de maior audiência. Quando a internet se tornou acessível para a massa, o padrão de buscar espaço nos canais de maior audiência se repetiu. Mas a internet não funciona dessa forma, e hoje a mudança acontece o tempo todo”, analisou. O uso de digital influencers pelas marcas e a vigilância do Conar sobre a "publipostagem" (publicidade disfarçada em posts) também foram temas presentes na palestra.
 
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