24/03/2023 - 17:28 | última atualização em 24/03/2023 - 17:30

COMPARTILHE

Comissão de Direito Médico Veterinário discutiu implementação de IMLs e auxílio jurídico a profissionais

Presidente Larissa Paciello levou pautas ao conselho federal do setor, em Brasília

Felipe Benjamin






A presidente da Comissão de Direito Médico Veterinário da OABRJ, Larissa Paciello, encontrou-se na quinta-feira, dia 23, em Brasília, com o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Francisco Cavalcanti, e com o diretor jurídico da entidade, Cyrlston Valentino, numa tentativa de ampliar o apoio jurídico aos veterinários e zootecnistas. Entre os temas debatidos estiveram a realização de seminários e palestras em âmbito nacional, a implementação dos Institutos Médicos Legais (IMLs) Veterinários no Rio de Janeiro e a atuação contra a desregulamentação da profissão dos médicos veterinários.

"O encontro foi bastante positivo e os representantes do CFMV foram bastante receptivos", afirmou Larissa.


"A implementação dos IMLs já foi discutida com o governo do estado e deve ter importantes desdobramentos até o final do ano, criando oportunidades não apenas para médicos veterinários, mas também para peritos e funcionários de laboratórios. E, uma vez implementada, essa ideia certamente será expandida para várias partes do país, assim como nossa comissão na OABRJ, que já tem despertado o interesse de colegas advogados em diversas seccionais".



Criada em fevereiro, a comissão - a única até o momento a lidar com o tema dentro do sistema OAB - atua no que Larissa classifica como "um nicho muito pouco explorado da advocacia".

"Meu pai é advogado e biólogo, e é um grande militante da causa animal, então sempre estive próxima do tema", contou a presidente. "Percebi que muitas vezes, veterinários se viam obrigados a buscar auxílio jurídico e que havia uma escassez de advogados especialistas no tema. A proposta de criação de uma comissão específica sobre a medicina veterinária foi levada ao presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, que percebeu seu potencial e comprou a ideia imediatamente".

A presidente destaca a expansão do setor e a carência de auxílio jurídico especializado como as grandes motivações por trás da criação da comissão.  

"A criação do grupo surge para proporcionar um acesso mais rápido e eficaz aos médicos veterinários que, apenas no Rio de Janeiro, são mais de 20 mil pessoas", afirmou Larissa.


"Além de oferecer uma defesa especializada aos clientes, a ideia é que a divulgação também ajude a abrir novos mercados para a advocacia, que muitas vezes nem tem ciência das possibilidades profissionais que existem no Direito Médico Veterinário".

Abrir WhatsApp