18/11/2022 - 16:30 | última atualização em 18/11/2022 - 17:04

Comissão de Direito e Economia toma posse na OABRJ

Meta é ampliar produção intelectual sobre o tema, trabalhando em conjunto com outros grupos da Seccional

Felipe Benjamin

Com uma proposta de intensificar a produção de conteúdo jurídico com uma atuação interdisciplinar, a Comissão de Direito e Economia da OABRJ tomou posse na manhã desta sexta-feira, dia 18, numa cerimônia realizada no Plenário Carlos Mauricio Martins Rodrigues, na Seccional. A presidente da comissão, Taíssa Romeiro, e o vice, Rodrigo Fux, receberam as portarias de posse das mãos do presidente da Seccional, Luciano Bandeira, e falaram sobre os planos de atuação do grupo.

"Essa é uma comissão transversal que tratará de diversos temas, e de uma efetivação muito maior da entrega jurisdicional, de debates sobre o comportamento do mundo jurídico", afirmou o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira. "Muitas vezes, esquecemos que uma decisão judicial tem consequências e impactos, então é muito importante ter uma visão mais ampla do Direito que vá além da interpretação da norma e da hermenêutica. Tenho muita esperança de que esta comissão produza muita coisa, e tenho certeza de que será um trabalho espetacular com grandes eventos".

Antes de empossar formalmente Taíssa e Rodrigo - que compuseram a mesa juntamente com o procurador-geral da Seccional, Fábio Nogueira; o juiz da 1ª Vara Empresarial, Alexandre Mesquita, e a presidente da Comissão de Mentoria da OABRJ, Thaís Fontes  - Luciano revelou seus planos para a comissão.

"Já tenho uma missão para o ano que vem, para que realizemos um grande congresso aqui na Seccional, no primeiro semestre, como todo o apoio da Ordem, debatendo estes temas com grandes nomes do Direito, para começarmos bem o próximo ano".

Oferecendo seu apoio aos trabalhos da comissão, Fábio Nogueira, que também exerce os cargos de coordenador das Comissões Especiais e diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), destacou a importância da criação do grupo.

"É essencial que consigamos levar conteúdo de qualidade para todo o estado do Rio de Janeiro, porque quanto mais qualificada for a advocacia, menores são as chances de que ela tenha suas prerrogativas violadas", afirmou o procurador-geral. "Vejo com muito bons olhos a criação desta comissão, que exige uma abordagem transdisciplinar e que, naturalmente, atuará em conjunto com diversas outras comissões da casa nos eventos organizados futuramente".

A presidente do grupo, Taíssa Romeiro, falou sobre o papel da comissão no futuro da Seccional.

"Temos como objetivo trabalhar com as 63 subseções na produção de conteúdo", afirmou a presidente. "O Direito, hoje, tem que buscar ser menos impositivo e as relações econômicas devem ser consideradas, principalmente pelo enorme impacto que têm sobre as pessoas. Queremos servir de suporte para as demais comissões e ser um braço para que possamos integrar cada vez mais os futuros advogados na Ordem".