31/10/2018 - 12:45 | última atualização em 31/10/2018 - 14:01

Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar

Vitor Fraga
Foto: Bruno Marins |   Clique para ampliar
Foi realizada na última segunda-feira, dia 29, mais uma reunião aberta da Comissão de Direito Civil da OAB/RJ. O evento aconteceu no Plenário Evandro Lins e Silva, e foi transmitido pelo canal da Ordem no YouTube.

“É um desafio constante para a comissão manter um calendário permanente de debates. A advocacia ganha, ganha também a academia pela presença constante de professores aqui em nossa entidade”, disse na abertura o secretário-geral da Comissão de Direito Civil da Seccional, João Quinelato.

Professor de Direito Civil da Uerj, o palestrante do dia, Carlos Edison do Rego Monteiro Filho, abordou a questão do Direito das Garantias, entre outros pontos. “A contraposição entre a efetividade das garantias e o risco de seu emprego abusivo marca o debate ao longo da história. As razões que iluminaram os princípios e regras de cada experiência normativa não guardam entre si identidade, nem tampouco se logra entrever aspecto evolutivo linear na longa trajetória das cláusulas promissória e marciana”, afirmou.

A professora de Direito Civil da Unilasalle Paula Moura e o secretário da Comissão de Direito Civil da Ordem, Francisco Viegas, completaram a mesa.