24/05/2017 - 18:40 | última atualização em 24/05/2017 - 18:45

Comissão debate questão de animais em condomínios

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Para abordar a questão dos animais residentes em condomínios, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ promoveu uma palestra nesta quarta-feira, dia 24. Na abertura do encontro, o presidente da CPDA, Reynaldo Velloso, destacou que a luta pelos animais em condomínios é muito grande e propôs o uso da mediação para a resolução dos problemas. “É debatendo que a gente encontra solução para as situações”, disse.

Na mesa de abertura, a juíza titular do Jecrim de Niterói, Rosana Navega, lembrou que a mobilização pelos direitos dos animais é recente. “Eu sou juíza e reconheço que os animais são esquecidos. Até há bem pouco tempo eles não existiam para o Direito, até se achava engraçado falar de Direitos dos animais, mas essa questão vem surgindo. Os animais vêm conseguindo seu espaço e seus direitos e nós estamos aqui para falar sobre isso”, afirmou.

Representando o Sindicato dos Condomínios do Rio de Janeiro (Secovi-Rio), Corina Costa explicou que o sindicato tem uma Câmara de Mediação para resolver problemas entre condôminos. “Nós sabemos que a convivência entre apaixonados por animais e outros condôminos nem sempre é muito pacífica. Acreditamos que muitos assuntos, inclusive esse, podem ser resolvidos com mediação”, disse.

A veterinária Rebeca Curi explicou que ia falar sobre o bem-estar desses animais nos condomínios, sobre superlotação, hiper população e sobre como esses animais são tratados. O professor e coordenador de animais exóticos da CPDA, Francisco Carrera, explicou que é possível que uma cidade possa promover o seu zoneamento em conjunto com a ideia de animais em áreas privadas e em áreas públicas.

Também participou do evento o inspetor da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) Bruno Peres, que faz parte do Núcleo de Defesa Animal; a ativista Bruna Franco e o membro do grupo Operações de resgate Jackson Ferreira.

O debate foi transmitido ao vivo pelo canal da OAB/RJ no YouTube e está disponível na íntegra.